Servidores recebem novo cartão para compras no comércio

Com o cartão Accredito, os funcionários têm disponível 40% de seu salário

Por Ana Flávia Scarelli | 6/7/2006

Segurança para quem compra e tranqüilidade para quem vende. Partindo deste princípio, a Prefeitura de Praia Grande resolveu aposentar a ‘famosa’ carteira de compras de seus funcionários. A partir deste mês, entra em cena o cartão Accredito, fruto da parceria da Prefeitura com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Muito mais seguro que o documento de papel, o novo instrumento de compras é um cartão magnético, semelhante aos de crédito, o que evitará falsificações e sabotagens nos saldos das antigas carteiras.

Apesar de as compras serem liberadas apenas a partir do dia 17, a primeira remessa dos cartões começa a ser distribuída a partir desta segunda-feira (10), junto com os contratos dos cartões, que deverá ser assinado, autorizando o desconto em folha. A princípio, a Prefeitura fornecerá o cartão para aqueles que já usavam a carteirinha, cerca de 3 mil funcionários.

O sistema de compras continua o mesmo – a Prefeitura disponibiliza 40% do salário líquido, o funcionário compra na rede conveniada e é descontado no pagamento seguinte – mas com algumas vantagens: como o cartão armazena o limite disponível, o comerciante terá a certeza de que o funcionário dispõe do saldo para pagar.

Para o funcionário, os benefícios são ainda maiores. Cada venda será autorizada com a emissão de um comprovante de seis dígitos, impresso ou anotado no recibo tradicional. O trabalhador pode ainda optar por receber cartão adicional e compartilhar seu limite com algum familiar. Mesmo automatizado, o cartão não terá mensalidades. A taxa, de R$ 5,00, incide apenas no cartão adicional e na segunda via do cartão do titular. Outro benefício é que em casos de perda ou roubo, o cartão poderá ser bloqueado imediatamente, via telefone.

O Accredito traz ainda o conforto do parcelamento. Apesar de não ser um cartão de crédito, o funcionário poderá parcelar compras, desde que estejam dentro de seu limite mensal.

O consultor de negócios da Facesp, Giovanni Guerra, esteve esta semana com servidores municipais para explicar o funcionamento do novo cartão. “Agora, a Prefeitura não fará mais o repasse do valor para o comerciante. Nós, da Facesp, como gestora do convênio, enviamos a lista, via internet, do gasto total e das despesas de cada funcionário. A Prefeitura, então, envia o valor para repasse aos comerciantes e realiza o débito na folha de pagamento”.

Guerra frisou ainda que apesar de parecido com um cartão de crédito, o Accredito não opera com sistema rotativo. “Quem gastar R$ 100,00, terá o mesmo valor descontado”.

Para o chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ecedite da Cruz Filho, o principal benefício para a Prefeitura será o fim das sabotagens em compras feitas com a carteirinha e a otimização do tempo dispensado no trabalho de repasse de valores e descontos. “Todos os meses emitíamos cerca de 3 mil carteirinhas, já que sua validade era restrita a 30 dias. Hoje a emissão será feita uma única vez e os valores serão liberados automaticamente a cada mês”.

Os gastos serão computados sempre de 16 até o dia 15 do mês seguinte. Por exemplo: o próximo período de compra será de 16 de julho a 15 de agosto, fechando o saldo de compras a ser descontado no próximo pagamento. No dia 16 de agosto, o limite de 40% do salário líquido retorna para o cartão.

A Secretaria de Administração orienta os funcionários a apresentar sempre um documento de identificação no ato da compra, conferir os dados do comprovante de pagamento e armazenar estes recibos.

Números – Durante a apresentação do novo cartão, a Facesp revelou alguns números sobre a utilização do convênio de compras. Despesas com alimentação giram em torno de 55%; a fatia de 32% vai para a farmácia; combustível consome 7%; gás, 4%; e 2% com despesas diversas.

“Nosso maior segmento é o de alimentação e farmácia. A Associação Comercial de Praia Grande já entrou em contato com a maioria das empresas que fazia parte da lista de conveniados. E as negociações mostram que o número de lojas deve aumentar”, afirmou Guerra. “Como as empresas devem estar vinculadas à associação comercial do município, vamos valorizar o comércio local, fazendo o dinheiro dos funcionários de Praia Grande girar no Município”.

A lista de empresas estará disponível no site da prefeitura, www.praiagrande.sp.gov.br, e no site do próprio cartão, www.accredito.com.br, na próxima semana. Num primeiro momento, o telefone de atendimento será o 011-3244-3048, mas a Associação Comercial deve disponibilizar em breve, um número local.

Aqueles que não usam a carteira de compras, mas que estão interessados em utilizar no Accredito podem procurar o Departamento Pessoal. Outras informações na Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, na Rua Espírito Santo, 782, Boqueirão.