Atendimentos via WhatsApp da Sefin crescem e garantem aprovação de mais 95% do público

Serviço representa mais de 30% dos atendimentos da Sefin

Por Maria Souza | 31/10/2022

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Praia Grande presta atendimento ao público de forma presencial, online e telefônica, tanto através de chamadas como via WhatsApp, pelo número 13 3496-2275. O WhatsApp foi implantado a fim de proporcionar agilidade no retorno ao contribuinte e conforme avaliação dos usuários, o serviço tem aprovação de mais de 95% do público.

Mais de 30% dos atendimentos da Secretaria de Finanças são realizados pelo WhatsApp, o que indica o sucesso do canal. Antes da implantação do WhatsApp, a Sefin realizava no máximo 400 atendimentos diários e após o funcionamento do serviço, esse número aumentou significativamente. O aumento é justificado pela facilidade do serviço, que é feito de forma remota, ou seja, o cidadão não precisa ir até a prefeitura, o que evidentemente, também contribui para o alto índice de aprovação da ferramenta.

Somente no mês de setembro, por exemplo, a Pasta realizou 8.885 atendimentos ao público, com 95% de avaliação positiva. Essa avaliação do serviço é feita ao final do atendimento, no próprio WhatsApp, onde o contribuinte recebe uma mensagem para dar uma nota/opinião.

O serviço de WhatsApp da Sefin funciona da seguinte forma: ao enviar mensagem de texto para o WhatsApp 3496-2275, o munícipe é respondido com um texto de boas-vindas e um menu de números com opções de serviços. À medida que for escolhendo, é direcionado ao serviço que necessita. Atualmente o menu possui 12 opções para o contribuinte escolher.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, os números mostram que a população de Praia Grande tem aprovado a agilidade que a plataforma de atendimento proporciona. “Desde a implantação do serviço de WhatsApp, a Sefin vem aprimorando o atendimento e ampliando as opções no menu de serviços disponíveis. A prova que está dando certo é a boa avaliação dos contribuintes que utilizam o canal”.