PG realizou mais de 5 mil cirurgias, sendo 1,7 mil eletivas de janeiro a outubro de 2022

Hospital Irmã Dulce e convênio com hospitais e clínicas garantem procedimentos

Por Aline Gomes | 26/11/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Saúde é prioridade em Praia Grande e os investimentos não param. Uma das áreas que têm recebido muita atenção por parte da Administração Municipal é a de cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes). De janeiro a outubro de 2022 foram realizadas mais 5 mil cirurgias, sendo que somente eletivas são cerca de 1.700 procedimentos. Entre os procedimentos eletivos destacam-se as laqueaduras e vasectomias, cirurgias oftalmológicas, pediátricas, ginecológicas, plásticas, vasculares e gerais, como hérnias, de vesícula, entre outras.

Para retomar os procedimentos paralisados devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura tem celebrado desde o ano passado convênios com hospitais e clínicas credenciadas, ampliando o acesso à população. Esse esforço municipal se soma ao retorno das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), que realiza não apenas esse tipo de procedimento, mas também e principalmente cirurgias de urgência e emergência.

Uma das especialidades que receberam grande investimento por parte da Prefeitura foi a oftalmologia. Foram firmados convênios com uma ampla rede credenciada, permitindo a ampliação não só dos atendimentos de consultas e exames, bem como o encaminhamento para procedimentos oftalmológicos. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro deste ano foram totalizadas 229 cirurgias de catarata.

Além disso, outros 795 pacientes estão passando neste momento por avaliação cirúrgica de catarata, que consiste em consultas e exames pré-operatórios que antecedem o procedimento em si. O atendimento oftalmológico também foi expressivo, no período, com 10.360 exames e 19.415 consultas desta especialidade.

De acordo com o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, o Município tem se empenhado para proporcionar cada vez mais acesso à população aos serviços de alta complexidade. “Praia Grande tem o Hospital Irmã Dulce, que faz cirurgias eletivas e também as de urgências e de emergência, por ser um hospital porta aberta, a Santa Casa de Santos, que está credenciada conosco e faz diversas cirurgias de alta complexidade, e as clínicas oftalmológicas que realizam inúmeros procedimentos. Entendemos que muitos desses procedimentos também deveriam ser feitos pelo Estado, mas nós ampliamos com recursos próprios o acesso da população por meio desse credenciamento e estamos buscando ainda mais parcerias com outros hospitais e clínicas da região para expandir cada vez mais a oferta para os munícipes”.

HMID – O Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande realizou mais de 4 mil cirurgias nos dez primeiros meses de 2022, entre emergenciais e eletivas. O HMID é o único hospital 100% SUS, porta aberta (que atende demanda espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade de saúde antes), com mais 250 leitos em funcionamento na Baixada Santista. A unidade atende pacientes de toda a região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.

“Estamos trabalhando para aprimorar os atendimentos e serviços prestados na área da Saúde. Praia Grande investe pesado em equipamentos e em profissionais para suprir as demandas que, muitas vezes, são de responsabilidade do Estado. O nosso pensamento é que, independente de qual esfera é responsável, o paciente deve ser atendido e ter seu problema solucionado o mais rápido possível. Não é fácil gerenciar uma rede hospitalar da complexidade do Hospital Irmã Dulce, que tem porta aberta (atende a todos que chegam no local) e é 100% SUS, mas nós estamos empenhados e já estamos tendo bons resultados”, destacou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

O HMID é referência em traumatologia e neurocirurgia, porém realiza cirurgias em diversas áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos. Outra área de destaque é a maternidade que é a mais completa da região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de região possuem.

As demandas com maior número de procedimentos foram nas áreas de traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral. No Centro Cirúrgico do HMID trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.

O investimento na realização de cirurgias eletivas faz parte do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini.

PS Central – Outro equipamento que vai contribuir para a ampliação dos atendimentos de urgência e emergência e dos procedimentos cirúrgicos em Praia Grande é o Pronto-Socorro Central, que está previsto para ser inaugurado em janeiro de 2023 no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Kennedy.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, a nova unidade permitirá também aumentar os atendimentos de maior complexidade realizados pelo HMID. O PS Central e o hospital trabalharão integrados, com apoio de uma Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do PS Central para o hospital.

“O Pronto-Socorro Central vai desafogar os serviços de pronto-atendimento realizados pelo Hospital Irmã Dulce e será um dos mais equipados, não só da região, mas do Estado. Nele vamos conseguir fazer procedimentos cirúrgicos em que a pessoa não precisa ficar muito tempo internada, em no máximo um dia ela recebe alta para casa. Já os atendimentos mais complexos seguirão com o hospital e serão ampliados. Com isso, a gente requalifica o serviço de urgência e emergência do Município, proporcionando mais acesso à população a um atendimento de maior qualidade”, destacou o secretário.

Atenção Básica – Praia Grande tem investido maciçamente em Saúde Preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Ao longo dos últimos anos a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou os munícipes: a cidade conta com 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. A rede de Atenção Básica próxima da população e focada na prevenção, desafoga a rede de urgência e emergência, uma vez que a população passa distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 30 Unidades de Saúde da Família (Usafa) e 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos anos, a Cidade ganhou dez novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações.