Cresce o número de acessos ao requerimento online para inscrição municipal de autônomos

Com a ferramenta online, média de tempo para deferimento é de um dia

Por Maria Souza | 5/12/2022

Em Praia Grande, o cidadão não precisa ir até o paço para solicitar a inscrição municipal de autônomo, o requerimento é feito de forma 100% online, através do site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br). A principal vantagem do serviço é a agilidade, na maioria dos casos, o resultado do deferimento ocorre em até 24 horas.

De acordo com o balanço da Secretaria de Finanças, desde a implantação do novo serviço no portal da Cidade, em fevereiro deste ano, mais de 388 pessoas já solicitaram a inscrição municipal. Entre as solicitações, autônomos requerem encerramento de inscrição municipal, cadastro de inscrição municipal, alteração de endereço, alteração de ocupação e até reativação de inscrição municipal.

Para ter acesso ao requerimento 100% online, basta acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br, buscar o banner “Serviços Online”, e escolher a opção “Autônomos – Requerimentos de inscrição/alteração”. Ou na página inicial da prefeitura acessar o banner “Requerimento online para autônomos”. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Prefeitura disponibiliza um canal direto através do email secaoiss@praiagrande.sp.gov.br ou telefone 13-3496-2042.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, ressalta o trabalho da Administração Municipal para garantir o aprimoramento e a desburocratização dos serviços públicos. “O formulário 100% online para autônomos tem sido bem acessado e isso comprova que era uma necessidade. A gestão da prefeita Raquel Chini tem cumprido o plano de governo e se destacado na implantação de diversos serviços digitais, que podem ser acessados de forma rápida e sem burocracia, esse é um exemplo disso”.