Prefeitura cria mais de mil novas vagas em escolas do Bairro Esmeralda

Ampliações de duas unidades atenderão demandas de creche e ensino fundamental

Data de publicação: 23/1/2023

A Prefeitura de Praia Grande aumentará a capacidade de atendimento em escolas do Bairro Esmeralda. A Secretaria de Educação (Seduc) fez a ampliação das EMs Paulo de Souza Sandoval e Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Com a remodelação das duas unidades, a pasta municipal cria 1.122 vagas para turmas de Creche e Ensino Fundamental. As entregas das obras fazem parte do cronograma de comemorações do aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

Na quarta-feira (25), às 10 horas, a EM Paulo de Souza Sandoval será a primeira das duas unidades a serem entregues. Com o novo espaço em funcionamento, a Secretaria de Educação criará 282 novas vagas de acordo com a demanda, voltada para turmas de creche, com alunos de 0 a 3 anos.

Ao todo, o novo espaço contará com 965,22 metros quadrados de área construída, totalizando um prédio de 2.979,34 m² somando com o já existente. Com a expansão, a escola ganhará mais quatro salas que atenderão turmas de berçários I, II e III (este último sendo ciclos I e II). Além disso, serão erguidos solário, playground, refeitório, lactário, dois banheiros (feminino e masculino) e sala de funcionários, além de área de circulação e nova jardinagem.

A construção do novo espaço permitirá também a criação de uma nova alça de acesso para a unidade que ficará independente, voltada para a Avenida Ana Pereira de França. Junto com a ampliação, a Secretaria de Educação fará a readequação do sistema de combate ao incêndio existente na unidade, para que, desta forma, seja feita a emissão de novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Mais vagas – No dia 2 de fevereiro, também às 10 horas, será a vez da Prefeitura de Praia Grande fazer a entrega das obras de ampliação da EM Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Com as obras do novo espaço na unidade, a pasta municipal criará mais 840 vagas para alunos do Ensino Fundamental. Ao todo, foram construídas oito novas salas de aula para atender a essa demanda.

O novo prédio tem 551,82 metros quadrados (m²) de área construída. A unidade já conta com 2.802,39 m² de pavimentos expandidos e, quando concluída a ampliação, terá 3.354,21 m². Com a edificação em produção, anexa à existente, serão realizadas também readequações no sistema de combate ao incêndio, para emissão de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atualizado.

Atualmente, a EM Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo conta com 1.346 alunos matriculados. A unidade atende turmas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, divididos em turmas dos períodos manhã, intermediário e tarde. A escola está situada na Rua Dez, 141, Bairro Esmeralda.