Prefeitura inicia projeto piloto para climatização de escolas municipais

EMs Ícaro Batista e Isaura Campos serão as primeiras unidades a receberem aparelhos

Por Daniel Elias | 25/1/2023

Cada vez mais, a Prefeitura de Praia Grande busca desenvolver ações com o objetivo de garantir o bem-estar dos alunos, professores e funcionários que atuam nas escolas municipais. A climatização das unidades de ensino está entre as iniciativas que a Secretaria de Educação (Seduc) visa a adotar. Por isso, a pasta municipal promove a instalação de aparelhos para refrigeração do ar nas EMs Ícaro Batista Cardoso e Vereadora Isaura Campos Garcia.

Localizadas, respectivamente, nos bairros Boqueirão e Sítio do Campo, as duas unidades servirão como projeto piloto. A Secretaria de Educação visa a estudar os impactos que a instalação dos aparelhos acarretará, tanto no consumo de energia como na adaptação de alunos e funcionários na rotina de escola. A Seduc já executa a instalação dos equipamentos em ambas as escolas.

A previsão é que o sistema de climatização esteja pronto para o início do ano letivo. Em 2023, as aulas na rede municipal de ensino começam dia 6 de fevereiro. Segundo o diretor do Departamento de Obras da Educação, Diego Jorge Melo Lacerda, a pasta municipal pretende estender a iniciativa para as demais escolas. “Nosso objetivo será de avaliar o impacto do uso dos equipamentos nestas escolas para vermos a viabilidade de ampliar o serviço”, destacou.

“Trata-se de um desejo antigo da Administração Municipal. A cada ano que passa a temperatura está cada vez mais alta, principalmente, no verão. Por isso, começaremos com estas duas escolas para e, posteriormente, expandir para as demais”, explicou Lacerda. “Essa é uma mudança de visão mesmo, pois as novas unidades de ensino que serão construídas já preveem no projeto a instalação da climatização das salas”.

No futuro, para receber os equipamentos, as escolas já existentes precisarão passar por adaptações na estrutura. Isso porque, atualmente, além dos aparelhos de ventiladores, as salas contam com o sistema de ventilação cruzada. Ou seja, janelas nas paredes que ficam para o lado externo da unidade e elemento vazado nas do corredor. “Teremos de fazer a adaptação trocando o elemento vazado por janelas também. Para garantir o funcionamento dos equipamentos de forma correta”.