Estudantes deixam mensagens na cápsula da natureza

A abertura da caixa de alumínio ocorrerá em 2012

Por Pedro Sbravatti | 1/8/2006

Foto Indisponivel

Como o planeta Terra se encontrará daqui a seis anos? O desejo dos 70 alunos da 2ª série da Escola Municipal Franco Montoro que participam do projeto Cápsula da Natureza será comparado com a realidade ao final deste período. O enterro da cápsula contendo as mensagens escritas pelas crianças a respeito da preservação da natureza ocorre hoje (1º), às 14 horas, na própria escola. A abertura da caixa está marcada para 1º de agosto de 2012, quando os estudantes estarão cursando a 8ª série do Ensino Fundamental.

“A idéia surgiu após realizarmos um passeio pela praia, para que observassem a quantidade de lixo despejada na natureza”, declarou a professora Simone da Silva, que em conjunto com a também docente Claudia Cristina Siqueira, criaram o projeto. “Foi nítida a preocupação que ficaram após o exercício longe da sala de aula. Em seguida começamos a organizar o recolhimento das mensagens.”

A atividade marca o início das aulas no segundo semestre do ano letivo de 2006. De acordo com as idealizadoras do projeto, o enterro da cápsula deve atrair a atenção de toda escola e não só envolver os alunos das segundas séries B e C, que escreveram as mensagens.

“Nosso principal objetivo é conscientizar sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Creio que estamos atingindo o que propomos, despertando o interesse das crianças”, destacou Simone.

A cápsula de alumínio tem cerca de 30 centímetros. Ficará dentro de uma garrafa pet de dois litros, para que não se deteriore. No jardim da escola, será colocada uma placa explicando a atividade e indicando o dia de sua abertura.

Para a pedagoga comunitária da unidade, Tulla César, a proposta já ultrapassou o limite da escola. “Tenho certeza de que os alunos passaram a cuidar mais do local onde moram e inclusive a não jogar lixo na rua depois que começaram a desenvolver a atividade.”