Creci adquire 70 novos veículos para fiscalização

Órgão terá sede própria na Rua Xavantes, no Bairro Tupi

Por João Carlos Miranda | 3/8/2006

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do Estado de São Paulo realizou caravana às cidades-sede das delegacias regionais do órgão no Interior e Litoral do Estado para apresentar os 70 novos veículos adquiridos para a fiscalização. Em Praia Grande, a carreata fez parada no Paço Municipal, no Bairro Mirim, onde os integrantes da comitiva foram recepcionados pelo vice-prefeito, Alexandre Evaristo Cunha.

Segundo o vice-prefeito, o Creci exerce importante função, já que fiscaliza o trabalho de corretagem. “Como Praia Grande tem forte indústria da construção civil e um mercado imobiliário dos mais ativos da região, estas ações do Creci permitem maior depuração dos profissionais corretores de imóveis, dando maior credibilidade e confiança na compra e venda de imóveis na Cidade”.

Segundo o delegado regional do Litoral Sul do Creci, Adelino Augusto Andrade Júnior, três destes veículos serão utilizados na delegacia regional. “Praia Grande está entre os quatro municípios onde o Creci já adquiriu prédio próprio. Fica na Rua Xavantes, 659, Bairro Tupi. Nossa previsão é de que até o final do mês esta delegacia do Creci já esteja funcionando no local".

Adelino Augusto ressaltou a importância da entidade na profissionalização da categoria. “Os corretores formados pelo Creci têm conhecimentos técnicos para orientar sobre irregularidades em imóveis, loteamentos clandestinos e outras armadilhas de estelionatários e grileiros. Por isso, recomenda-se a procura desses profissionais autorizados, ou seja, que possuam habilitação do Creci.”

Compra - Segundo o delegado regional, a experiência dos profissionais do setor imobiliário pode ser a diferença entre o sonho e o pesadelo. “A primeira ação do comprador deve ser a identificação profissional do corretor. Nenhum vendedor vai se ofender com isso. Não o credenciado. O filiado é responsabilizado e tem o conhecimento ético que a profissão exige. Além disso, há uma legislação punitiva aos maus corretores.”

O cuidado deve ser redobrado quando a compra ou locação de imóvel for pela internet. “Claro que a modernidade da internet é fundamental e deve ser utilizada. Porém, quando for realizar um negócio, é preciso se precaver. Há muito bandido na rede. Assim, antes de investir ou pagar qualquer soma, vá ao local ou peça para um conhecido fazê-lo. Confira se o imóvel existe, se realmente está à venda ou disponível para locação. Conheça também a empresa que oferece o imóvel. Verifique se existe e pergunte na vizinhança se está estabelecida há muito tempo no local.”

Quanto aos corretores, para conferir se são mesmo filiados ao Creci, basta anotar o nome, número do registro do vendedor e se dirigir à sede regional da entidade, na Avenida Presidente Kennedy, 2.782, Guilhermina, telefone 3473-4580, ou pelo site www.creci.org.br.