PG deve ganhar centro de convenções e eventos

Prefeito anuncia projeto na abertura do 3° Salão Regional do Turismo Paulista

Por Pedro Sbravatti | 4/8/2006

Praia Grande deve ganhar um centro de convenção e eventos na área do Litoral Plaza Shopping em 2007. O anúncio foi feito pelo prefeito Alberto Mourão durante a solenidade de abertura do 3°Salão Regional de Turismo Paulista. O evento, que termina amanhã (5), conta com a participação das 23 cidades da Vertente Oceânica Sul. Segundo a organização, cerca de 7 mil pessoas visitaram o salão durante a inauguração.

Mourão informou que já esteve reunido com o proprietário da área, Basílio Peralta. “Ele aprovou a idéia. A proposta está 99% certa para a concretização. A Cidade precisa de um equipamento como este”.

O principal objetivo de Mourão na criação de um espaço com tecnologia de ponta e que possa receber grandes eventos diz respeito à parte hoteleira do Município. “Com a criação deste local, vamos atrair eventos grandiosos, com elevado número de participantes. Praia Grande receberá ainda mais pessoas que também estarão usufruindo de nossos atrativos turísticos."

Ao abrir o evento, Mourão fez questão de ressaltar as belezas naturais do País e também da região, traçando um paralelo com o que é oferecido ao turista no exterior. “Quando volto de alguma viagem percebo que nós não valorizamos o que temos em nossa região. A natureza no Brasil não perde para lugar nenhum.”

Outro ponto abordado pelo prefeito e que funciona como um diferencial no momento de se conquistar o turista é a qualidade do atendimento. “Além de todos esses fatores favoráveis, o povo brasileiro é muito receptivo e alegre. Não vemos esse tratamento em outros lugares.”

O secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, também vê no tratamento o diferencial para se conquistar uma demanda ainda maior de turistas. Pensando nisso, uma das preocupações da pasta é a capacitação dos profissionais que trabalham com a atividade em todo Estado.

“Precisamos cada vez mais desenvolver a mão-de-obra que atende os visitantes de nossos municípios. Somente com uma recepção adequada eles desejarão retornar, porque além das belezas e equipamentos turísticos disponíveis, também terão boa impressão”, disse o secretário, que recebeu como homenagem uma camisa do Corinthians do ex-jogador de futebol profissional Denis, que mora na Cidade.

Como parte do projeto que já vem sendo realizado, uma das novidades desta edição do salão diz respeito ao Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Projetos de Captação e Recurso, que ocorre hoje e amanhã (4 e 5) na Universidade Santa Cecília.

“Assinamos convênio com o Senac para que tivéssemos a oportunidade de profissionalizar 250 pessoas da Região Metropolitana da Baixada Santista. O intuito é instruir quem já está trabalhando na área”, ressaltou Longo.

De acordo com números apresentados pelo secretário, o povo paulista é o mais ativo praticante de turismo do País. A preocupação está no baixo índice de viagens internas no próprio Estado. “Temos potencial magnífico. Estamos desenvolvendo esse tipo de evento para que possamos demonstrar nossas próprias qualidades. O turista paulista não conhece seu próprio Estado. Vamos mudar essa realidade.”

A parceria com a iniciativa privada também não foi esquecida. Segundo o chefe da pasta estadual, trata-se de uma saída cada vez mais comum. “A Federação do Conventions e Visitors Bureau do Estado está organizando o salão. Isso demonstra nossa nova realidade.”

O outro lado da moeda também comemora essa atual mentalidade adotada para a realização e renovação de projetos na área. “O entrosamento da iniciativa privada com o poder público faz o turismo crescer ainda mais. A união das forças pode criar o diferencial do futuro”, comentou o presidente estadual do Conventions e Visitors Bureau, Marcio Santiago de Oliveira.

Força – O secretário de Turismo de Praia Grande e presidente da Vertente Oceânica Sul, José Alonso Júnior, diz que o evento é uma oportunidade imperdível de se conhecer as diversas opções de lazer, gastronomia, artesanato e a cultura das regiões do Estado. “Temos uma riqueza cultural em nossa região que atrai turistas de todo País. Estamos pensando em conjunto e isso nos fortalece.”

Acompanhe abaixo a programação:

Hoje (4), além da mostra, está programada a degustação de pratos regionais das 15 às 18 horas. A partir das 15h30 ocorrem também manifestações culturais, com apresentações da reserva indígena Aguapeú, de Mongaguá; Coral Conviver (Terceira Idade), de Praia Grande; e atores personalizados, de Itanhaém.

Ainda hoje, às 21 horas, ocorre show de Demônios da Garoa, um dos conjuntos vocais mais ativos da música brasileira. Os músicos iniciaram a carreira em 1943 com o nome Grupo do Luar, em São Paulo. Animava festas e fazia serenatas. São os grandes responsáveis pelos maiores sucessos do compositor Adoniran Barbosa, inclusive ganharam notoriedade ao se consagrarem campeões do carnaval paulista de 1951 e 1952 com dois sambas do autor paulista: "Malvina" e "Joga a Chave" (com Osvaldo Molles). Mas sem dúvida as músicas "Saudosa Maloca", "Samba do Arnesto" e "Trem das Onze", são as marcas registradas do grupo.

O Demônios da Garoa consta, desde 1994, no Livro Guinness como o mais antigo grupo em atividade no mundo. Entre antigos e atuais integrantes estão Cláudio Rosa, Oswaldo da Cuíca, Toninho, Arnaldo Rosa, Antônio Gomes Neto, Artur Bernardo, Ventura Ramirez, Ivan Pires Augusto, Francisco Paulo Galo, Sérgio Rosa, Roberto Barbosa e Simbad.

Sábado (5), último dia do evento, as atividades têm início às 8h30, com reunião da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FDCL), na Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. Os participantes também farão um tour pelo forte. Neste dia, às 15 horas, está prevista a apresentação do grupo Dossel, de São Vicente; Os Taicos (tambores japoneses) de Registro; e atores personalizados, de Itanhaém.

Às 18h30 se apresenta o grupo Fandango de Tamanco, de Cananéia. Encerrando a programação, por volta das 21 horas, se apresenta o Rancho Folclórico Casa de Portugal, de Praia Grande.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. O 3º Salão Regional de Turismo Paulista funciona das 12 às 22 horas. O Litoral Plaza Shopping fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, em Praia Grande.