Delícias de Páscoa: alunos aprendem o preparo de guloseimas para a data mais doce do ano

Aulas no PIC Melvi ajudam alunos a ter uma renda extra e a se profissionalizar

24/2/2023

Ana Grabriela Salu


A regra é clara: quando acaba o Carnaval é hora de começar a pensar na Páscoa. E é com o objetivo de arrasar nas delícias dessa data que os alunos do curso de fabricação de ovos de Páscoa e bombons têm se dedicado nas aulas. O curso encerra nesta sexta-feira (24) e o resultado do trabalho das 40h de aprendizado é de encher os olhos: ovos de chocolate ao leite, branco e crocante finamente recheados e decorados. Fica difícil escolher qual o mais bonito e saboroso.

Ao todo foram duas turmas com 16 alunos que tiveram acesso às diversas técnicas de manipulação de chocolate. O curso foi oferecido em uma parceria feita através da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A aluna Rafaella Cardoso de 22 anos e moradora do Bairro Maracanã contou que ficou sabendo da oportunidade através do Instagram da Prefeitura e também por várias pessoas da família que mostraram a publicação a ela. “As pessoas que me conhecem sabem que eu gosto de confeitaria porque já faço bolos confeitados para eles e por isso me incentivaram a vir fazer o curso. Eu gosto dessa área e vi no curso um meio de conhecer novas técnicas, principalmente porque manipular chocolate é difícil. Com o que aprendi já posso fazer uma renda extra nessa Páscoa e pretendo também abrir minha própria confeitaria”.

Já a moradora do Bairro Solemar, Sônia Maria Sonh, de 70 anos, soube do curso frequentando o PIC Real e decidiu fazer, pois já trabalha com confeitaria fazendo bolos de festas para vender. “Aprender as técnicas é muito importante e aqui no curso pude ter conhecimento delas. Por exemplo, o balanceamento dos ingredientes para que não tenhamos prejuízo, só isso já fará uma grande diferença na produção. Meu objetivo quando vim para o curso foi ganhar uma renda extra”.