Candidatos a guarda civil municipal se apresentam para iniciar curso de formação

Durante seis meses, alunos terão aulas práticas e teóricas

Por Ludmila Pilipavicius | 27/2/2023

Os candidatos do concurso para o cargo de Guarda Civil Municipal de 4ª Classe, em andamento em Praia Grande, se apresentaram nesta segunda-feira (27), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, para entregar os documentos e receber orientações sobre o curso de formação que se inicia no dia 1º de março. O curso é a última etapa do concurso que vai aumentar o efetivo da GCM em 170 integrantes.

Na ocasião, os candidatos tiveram um primeiro contato com o comando da GCM e foram informados sobre detalhes do curso, que terá duração de seis meses com aulas práticas e teóricas. O subsecretário de Assuntos de Segurança Pública, Luis Fernando Zeferino dos Santos Arantes do Nascimento, que também é o diretor do curso, recebeu os candidatos e explicou a importância desta fase do concurso. “Pela primeira vez, o curso de formação será totalmente ministrado por guardas da corporação. Durante as aulas, vocês terão acesso a todo o conteúdo pertinente ao trabalho de um guarda municipal e serão devidamente preparados para a função. Com dedicação, estudo e vontade vocês chegarão lá”. A comandante da GCM, Silvia Regina Delgado, também recebeu os futuros alunos.

Entre eles estava Rafael Nascimento Gomes, que contou que está ansioso pelo início das aulas. “Minha expectativa é de muito aprendizado. Acompanho o trabalho da GCM de Praia Grande e sei que é uma corporação muito preparada e vai ser um orgulho fazer parte dela”.
Thais Cárnio é uma das 15 mulheres convocadas para esta fase do concurso. Ela disse que está animada e que pretende conseguir corresponder às expectativas do comando da GCM. “Vou fazer o meu melhor”, garantiu.

Atuação - Entre as atribuições do Guarda Civil Municipal de 4ª Classe estão, por exemplo, a execução de tarefas de patrulhamento, inspeção, vigilância, guarda e proteção das instalações, serviços e bens municipais; prestar colaboração, quando se justificar, a outras entidades públicas como polícias Militar e Civil e órgão de Defesa Civil; além de dar suporte às atividades da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), atuar na aplicação de primeiros socorros, na fiscalização de trânsito, no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos, e outras.

Com o aumento do efetivo, que está entre as metas do plano de governo da prefeita Raquel Chini, a Administração Municipal busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas. Atualmente, a GCM de Praia Grande conta com cerca de 380 integrantes.