Mulheres são homenageadas no Conviver do Bairro Solemar

Encontro contou com palestra sobre autoestima e atrações da unidade

Por Luciano Agemiro | 15/3/2023

Mais de 60 mulheres compareceram ao evento que as homenageou, realizado na terça-feira (14), no Conviver do Bairro Solemar. As mulheres ganharam flores, brindes, uma palestra sobre autoestima e se divertiram com apresentações artísticas. O evento fez parte da programação da 15ª Semana da Mulher de Praia Grande, que segue até a próxima sexta-feira (17).

As homenagens às mulheres tiveram como principal foco o destaque pela determinação e o empoderamento delas ao longo dos anos. Apresentações artística como a dança cigana destacaram a beleza da mulher. O coral da unidade também cantou em homenagem a elas. A psicóloga da Ong Direito e Cidadania da Mulher (DCM), Adriana Thomaz, foi a responsável por dar orientações para que as mulheres se valorizem, independentemente da faixa etária em que estão.

Para a dona de casa, Maria Jose de Melo, de 66 anos, a mulher tem que se sentir bem e o que está faltando para elas é ter um pouco mais de atitude. “Essas mulheres paradas, que não se animam, deixam o casamento tirar a vontade de se cuidar, se valorizar. Acho que as mulheres precisam disso, dar mais valor a si mesmas”.

Para a aposentada, Maria Nelda dos Santos, de 59 anos, o dia 8 de março é duplamente especial, já que também é a data de seu aniversário. “É uma dia maravilhoso. Para mim e para minhas amigas, todas comemoramos no mesmo dia. A mulher tem que parar de sofrer por solidão ou falta de amizade. Tem Conviver para a gente se divertir, tem um monte de coisas para fazer e para ser feliz”.

A diretora da ONG DCM, Ana Silvia Passberg de Amorim, participou do evento e destacou os canais de denúncia que existem disponíveis para as mulheres pedirem ajuda em caso de agressão ou violência. “Hoje em dia existem diversos números gratuitos, como o Disque 100 para denunciar maus tratos ou o 181 para informar a Polícia Civil sobre crimes, inclusive de forma anônima. O que não pode mais é ser conivente com a violência contra as mulheres”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, também participou do dia festivo e reforçou a necessidade de as mulheres saberem o lugar que devem ocupar na sociedade. “Graças a Deus, tenho um marido que me dá valor e valoriza as mulheres da vida dele. Sei que essa não é uma realidade de todas, não podemos ficar em silêncio diante do desrespeito aos nossos direitos”.

O encontro terminou com uma grande confraternização e sorteio de brindes para as mulheres presentes.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade.

O Conviver Solemar fica na Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Adhemar de Barros, no Bairro Solemar. O telefone de contato é 3496-5053.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.
Confira a programação restante da 15ª Semana da Mulher de Praia Grande.

Quarta–feira (15), às 15h, palestra “Cidadania e Lei Maria da Penha”, na loja Marisa, do Shopping Litoral Plaza.

Quinta–feira (16), às 15h, palestra “Autoestima é Tudo”, na loja Marisa, do Shopping Litoral Plaza.

Encerramento: sexta-feira (17), às 9h30, palestra: “A Importância das DDMs – Delegacia Defesa da Mulher”, com a coordenadora das DDMs do Estado de São Paulo, Dra Jamila Ferrari, no Auditório Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim.