Usafa Samambaia promove palestra sobre obesidade

Encontro ocorreu na Academia da Saúde nesta quarta-feira (29)

29/3/2023

Por Rodrigo Herrero

Como mais uma atividade de promoção à saúde e prevenção de doenças, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Samambaia promoveu na manhã desta quarta-feira (29) uma palestra sobre obesidade. O encontro aconteceu na Academia da Saúde e reuniu os alunos do equipamento e os pacientes da Usafa.

O encontro foi conduzido pelo educador físico João Augusto Alves, das Academias da Saúde Samambaia e Aloha, e pela nutricionista Cristina Freitas, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) de Praia Grande. Ambos trataram sobre o crescimento no número de pacientes obesos nos últimos anos e o impacto que esse problema gera na saúde pública. O público participou de maneira ativa, perguntando e compartilhando suas experiências com a alimentação.

“A obesidade envolve muitos pontos: alimentação, inatividade física, questões hormonais, histórico familiar e vivência cultural, aspectos psicológicos como ansiedade e depressão e também de cunho social, como convivência familiar, costumes familiares e influência de amigos”, pontuou o educador físico João Augusto Alves.

O objetivo de palestras como essa é compartilhar cada vez mais conhecimento sobre saúde com a população. Desta forma, os munícipes podem ser multiplicadores dessa informação para parentes e amigos, promovendo cada vez mais qualidade de vida a toda a comunidade.

“É muito importante nos atentarmos para a obesidade e as patologias que podem ocorrer juntamente, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, dores nas articulações por sobrecarga, principalmente na fase infantil e pós-pandemia. Hoje a obesidade é um problema de saúde pública, onde uma equipe multidisciplinar tem que estar presente. Médico, nutricionista, agentes de saúde, psicólogo e educador físico devem agir em conjunto para esclarecer sobre o assunto e possibilitar mais conhecimento em saúde”, finalizou João Augusto Alves.

Saúde preventiva – Praia Grande tem investido maciçamente em saúde preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Recentemente, a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou a população: o Município ganhou nos últimos anos 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. A rede conta ainda com nove Academias da Saúde e outras quatro devem ser entregues nos próximos anos.

Atualmente, o Município dispõe de 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, médicos e profissionais especialistas em saúde da família, além de também receber o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB). Contemplam ainda no suporte às unidades os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.

A rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.