Confira quem pode receber a vacina contra a gripe em Praia Grande

Imunização ocorre nas Usafas, de segunda a sexta-feira, e no Cemas, aos finais de semana e feriados

18/4/2023

Por Rodrigo Herrero

A vacina contra a gripe continua sendo aplicada em Praia Grande. Atualmente, estão aptos para receber o imunizante idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias) e trabalhadores da saúde.

As vacinas seguem disponíveis nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados, a população pode se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação), das 9 às 15 horas.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha tem como objetivo reduzir as complicações decorrentes da doença, diminuindo os sintomas nos grupos prioritários. Possibilita também a queda nas internações e na mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Conforme a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, não há necessidade de intervalo entre as vacinas, ou seja, é possível tomar o imunizante contra a influenza junto com o que combate a covid-19.

Documentação – Para receber a vacina contra a gripe, é necessário levar documento oficial com foto e carteira de vacinação. As gestantes deverão apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Trabalhadores da saúde – Conforme determinação do Governo do Estado para fins de vacinação, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam profissionais ou equipe de apoio. São considerados os seguintes estabelecimentos: hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, centros médicos, centros de diagnósticos terapêuticos e estudantes da área da saúde em estágio.

Para ter acesso ao imunizante, os profissionais de saúde deverão mostrar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Estudantes da área da saúde em estágio deverão apresentar declaração da instituição ou do campo de estágio.

Demais públicos – A campanha deste ano não possui previsão de etapas para a abertura de novos públicos. No entanto, à medida que forem disponibilizadas novas doses pelo Governo do Estado de São Paulo, a campanha será expandida, sendo contemplados os seguintes públicos: professores das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Confira o endereço das 30 Usafas:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Rio Branco - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia - Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina - Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.