Hortas comunitárias de PG recebem visita de equipe de Secretaria Estadual

Objetivo da visita é identificar pontos a serem melhorados e ofertar qualificação aos moradores

24/4/2023

Profissionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo visitaram nesta segunda-feira (24) as hortas comunitárias já inauguradas nos Conjuntos Habitacionais da Cidade, projetos idealizados pela Secretaria de Habitação (Sehab) em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Na visita, a equipe pode avaliar as hortas e identificar os principais pontos a serem corrigidos para que a produtividade das comunidades cresça. O técnico agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), aproveitou a presença dos moradores responsáveis para dar algumas dicas, uma delas foi como preparar um bom adubo através da compostagem. Além disso, solicitou que algumas mudanças sejam feitas, como a mudança no tamanho dos canteiros, por exemplo. O diretor técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da regional Santos, Hemerson Calgaro, também esteve presente nas vistorias.

O principal objetivo da visita é estreitar laços com o órgão estadual e trazer para o município um curso de técnicas de cultivo e manejo, além de um acompanhamento permanente, dando assistência e ajuda para que os moradores possam ter mais produtividade.

“Esse curso que queremos trazer para Praia Grande é um trabalho que já desenvolvemos em outras cidades da Baixada Santista e temos visto resultados muito positivos. Por esse motivo, sei que com alguns ajustes os moradores dos conjuntos poderão obter grandes resultados, continuando com o trabalho com o objetivo social e também com o passar do tempo até implantar uma cooperativa, um verdadeiro meio de geração de renda”, comentou o técnico agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

O secretário de Habitação, Anderson Mendes, estava feliz com a parceria. “O nosso objetivo é implantar 14 hortas comunitárias, pois é isso que está previsto no plano de governo da prefeita Raquel Chini. Sei que com esse apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado poderemos qualificar e dar assistência constante para esses moradores que são responsáveis pelo cultivo. Com isso vamos proporcionar segurança alimentar, geração de renda e integração da comunidade e também dos jovens que terão uma atividade muito importante e gratificante ao qual se dedicar”.

Programa ‘Adote uma horta’ - A Secretaria de Habitação (Sehab) visa iniciar o Programa ‘Adote uma horta’ com o objetivo de fazer uma parceria com a iniciativa privada, no qual empresários poderão apadrinhar uma horta e ajudar a comunidade com a compra de insumos para o cultivo.