Basquete de PG disputa o Campeonato Paulista A-2

Melhores equipes garantem vaga na elite estadual. Competição começa dia 26

Por Pedro Sbravatti | 21/8/2006

O time adulto masculino de basquete da Associação Atlética Praia Grande (AAPG)/LSB/Unicred/Ingleses entra para história do esporte local. Pela primeira vez uma equipe da Cidade disputará o Campeonato Paulista da Série A-2. A competição, com 14 clubes, dá direito aos melhores classificados de participarem da elite estadual da modalidade em 2007. O confronto começa dia 26, mas a federação ainda não divulgou a tabela com as partidas.

“Nossa meta é trazer experiência para o grupo e estudar o que podemos melhorar pensando nos Jogos Abertos do Interior de 2007, quando seremos anfitriões”, analisou o técnico Oswaldo Pinheiro, projetando o futuro. “Trata-se de uma nova fase para o basquete em Praia Grande.”

Dentro da Série A-2, a AAPG encontrará adversários tradicionais como dois times de Piracicaba. Outros desafios são contra os chamados emergentes, que nos últimos anos se destacaram pelos investimentos e campanhas realizadas em edições de Jogos Abertos e Regionais, como São Bernardo, Garça e Presidente Prudente.

“Vamos iniciar um trabalho e dentro dessa realidade construir uma imagem positiva perante à federação”, planeja o técnico, advertindo a todos que imaginam que a competição terá duelos fáceis. “Enfrentaremos adversários difíceis e com jogadores bem mais experientes do que os que estamos acostumados a encarar.”

Para Oswaldo, a A-2 é muito mais complicada que as primeiras divisões de outros estados do País, já que demonstra a força do basquete paulista. Como justificativa, cita o fato de que todos os rivais estão classificados para os Abertos que ocorrem em São Bernardo do Campo, em setembro.

Outra preocupação da comissão técnica diz respeito às longas e cansativas viagens de ônibus. Algumas ultrapassam 10 horas. Para que os atletas não sofram desgaste elevado, a preparação física passará por modificações.

Possíveis contusões que possam ocorrer com a maratona de jogos também não são esquecidas nesta etapa de planejamento. Além do Paulista, o grupo terá de dividir as atenções com o restante da Taça São Paulo, onde ocupa a segunda colocação na classificação geral, com seis vitórias em sete jogos realizados.

“Vamos aumentar a carga de treinos durante a semana. Com isso, suportaremos as novas adversidades e o forte ritmo de disputa da Série A-2. Vou poder analisar e constatar o que realmente o nosso elenco está precisando”, afirmou Oswaldo.

Segundo o auxiliar técnico Esdras Gouvêa, a velocidade com que o elenco realiza as jogadas durante os duelos pode se transformar em um diferencial favorável nesta nova empreitada. “Nosso time é muito rápido e aproveita constantemente os contragolpes. No nível que jogaremos, esses fatores nos levarão a vitórias.”

A primeira fase acontece em turno e returno com os times se enfrentando dentro de seus grupos. Os quatro melhores de cada chave vão para os playoffs decisivos. Como forma de incentivar a revelação de jovens valores, o regulamento prevê a utilização de apenas quatro jogadores acima de 27 anos.

Para suportar a carga de jogos e ganhar ainda mais em qualidade, a AAPG está atrás de reforços. Um pivô e um lateral são as prioridades da equipe que perdeu no início do mês o polivalente Antonio Fernandes, o Mãozinha. O jogador passou a atuar no basquete carioca.

Estudos – Outro fator que gerou comemoração extra dentro do elenco de Praia Grande foi a parceria firmada com a Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals). A união possibilita a oportunidade de estudo superior para atletas da equipe. “Conversamos com o diretor da Fals, Paulo Vilaverde, e ele se sensibilizou. Os empresários da região deveriam seguir esta iniciativa louvável de incentivo ao esporte e principalmente aos atletas”, enalteceu Esdras.

Acompanhe abaixo a divisão dos grupos para primeira fase:

Grupo A – Fernandópolis, América, Peruíbe, Guarulhos, Campinas e Cravinhos. Grupo B – AAPG, Presidente Prudente, Garça, São Bernardo, Piracicaba, Itápolis, XV/Amhpla.

Apoio - Além da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e da Unicred Litoral Paulista, apóiam a equipe as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta, Farmácia de Manipulação Silvestre, Casa do Encanador, Alpha, Academia O2, Faculdades do Litoral Sul (Fals), Makro Atacadista, ACP – Aço Pronto, Overtime Confecções, Restaurante Pizzaria Di Plaza, Restaurante Terraço Nobre (São Paulo), Roca Cestas Básicas, Supermercado Marfran, Santos Atlético Clube (conhecido como Clube dos Ingleses) e Construtora Martino.