Parceria entre PG e o Igesp supera 200 atendimentos entre avaliações e cirurgias

Hospital privado começou a atender os pacientes do SUS há um mês

Data de publicação: 10/5/2023

Por Rodrigo Herrero

A parceria firmada entre a Prefeitura de Praia Grande e o Hospital Igesp, do Grupo Transmontano, continua agilizando a realização de procedimentos para os pacientes da rede pública de Saúde. Desde o começo do credenciamento, em abril, foram realizados 202 atendimentos entre cirurgias e avaliações cirúrgicas. Desse total, são 64 cirurgias eletivas agendadas e, dessas, 51 já foram realizadas. No período registrou-se também a marca de 138 avaliações cirúrgicas, entre aquelas que já culminaram no procedimento ou estão na etapa das consultas e exames pré-operatórios.

As cirurgias e avaliações são agendadas todas as semanas no Igesp, o que tem permitido uma redução do tempo de espera da população de diversos procedimentos eletivos, que não são urgentes e acontecem com agendamento prévio. Esse avanço ocorre graças ao esforço da Administração Municipal, que tem investido de forma contínua para proporcionar maior acesso da população aos serviços de alta complexidade.

“Estamos contentes com essa parceria, pois muitos munícipes já foram beneficiados com procedimentos realizados por profissionais gabaritados e equipamentos de última geração. E é só o início de uma parceria de sucesso, a tendência é ampliar cada vez mais esse acesso aos moradores, fazendo com que em breve a gente consiga equilibrar alguns gargalos que temos de fila de espera e, com isso, atingir toda a população necessária”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo Hospital Igesp passam primeiro pelos médicos especialistas da rede municipal. Com o encaminhamento para a cirurgia adquirido, os moradores são convocados para uma avaliação cirúrgica com os profissionais do ambulatório Igesp, onde conversam com os médicos e realizam exames pré-operatórios. Posteriormente, esses pacientes são contatados e informados da data, horário e detalhes sobre o preparo para o procedimento. Inicialmente estão sendo agendadas cirurgias gerais e, em breve, outros procedimentos devem ser liberados pela instituição privada.

Rede credenciada – Inaugurado em março, o Hospital Igesp se soma aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde Pública de Praia Grande. Para a realização de cirurgias eletivas, a Prefeitura conta também com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos. E essa parceria com o Igesp também ampliará a oferta de exames, pois a unidade privada se junta às demais empresas que já auxiliam em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.