Secretaria de Finanças inicia atendimento por WhatsApp na segunda-feira (15)

População deve mandar mensagens para o número (13) 3496-2000

Por Aline Gomes | 12/5/2023

A partir de segunda-feira (15) a população praia-grandense passa a contar com atendimento da Secretaria de Finanças (Sefin) via Whatsapp. O número para enviar as mensagens é o (13) 3496-2000.

O menu de opções foi aperfeiçoado e vai atender diversos serviços como por exemplo, 2ª via do IPTU 2023, parcelamento, extrato de débitos, certidões, atualização cadastral. Guia de ITBI, alvará e inscrição de autônomos, ISS/ICMS, informações sobre redução/isenção de IPTU, Fundo Previdenciário, agendamento de atendimento presencial, entre outros.

Após mandar a mensagem, o contribuinte terá acesso ao menu interativo com a seguinte mensagem:

“Bem-vindo ao atendimento da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Praia Grande, este atendimento é feito exclusivamente através de mensagens pelo Whatsapp, não recebemos ligações. Para agilizar seu atendimento tenha em mãos o número de lançamento do seu imóvel (I.P.T.U.) ou sua inscrição municipal.

ATENÇÃO Para Parcelamento de débitos inscritos na Dívida Ativa Digite 2 e saiba mais, ou ligue para (13) 3512-4390.

Digite o número correspondente à opção desejada:

1 – 2ª via - IPTU 2023/ COSIP/ Parcelamento/ Outros
2 - Dívida Ativa - Parcelamento e Boleto à Vista
3 - Extrato de Débitos
4 - Certidões
5 - Atualização Cadastral
6 - Guia de I.T.B.I
7 - Alvará/ Inscrição de Autônomos
8 - ISS/ICMS-DIPAM/ Plantão Fiscal
9 - FPGPREV (Fundo Previdenciário)
10 - Informações sobre Redução/Isenção de IPTU
11 - Outros assuntos
12 - Agendamento

* - Finalizar”

Esta é mais uma ação realizada pelo governo municipal para desburocratizar a Administração Pública, oferecendo mais agilidade e conforto ao cidadão que não precisa sair de casa para acessar diversos serviços do Município. “O serviço de atendimento por mensagem, inicialmente, foi implementado por conta da pandemia, no período em que não havia atendimento presencial. Tivemos uma enorme aprovação da população e trabalhamos para tornar o serviço definitivo e, após alguns ajustes, conseguimos formatá-lo a fim de que atenda o máximo de demandas possível, com o principal objetivo de facilitar a vida do contribuinte. Com a ferramenta, promovemos a desburocratização do atendimento, com mais agilidade e comodidade, já que o cidadão não precisa se deslocar até a Prefeitura para solicitar os serviços”, destaca o secretário de Finanças, Cristiano Mola.

Os outros canais de atendimento continuam à disposição da população, como o portal da Prefeitura, os diversos e-mails, além do atendimento presencial. Os Totens de autoatendimento, instalados no Paço Municipal e em locais estratégicos como o shopping center e o Terminal Rodoviário Tude Bastos, também têm papel fundamental na ampliação dos serviços. Com a implantação dos Totens PG Online, os munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via Cosip, entre outros.

Serviços - Os contribuintes podem acessar os serviços on-line pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, basta clicar no banner "Serviços Online" e escolher o serviço desejado. O atendimento presencial é realizado na Secretaria de Finanças que fica no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 9000, térreo, de segunda sexta-feira, das 9h às 16h.