Seduc promove Dia do Brincar no Pavilhão Jair Rodrigues

Evento ocorre no sábado (27), das 9 às 15 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

Por Daniel Elias | 23/5/2023

Foto Indisponivel

A Secretaria de Educação (Seduc) promove a Semana Mundial do Brincar. Na edição deste ano, o evento trabalha com a temática “A Natureza do Brincar”, com o objetivo de colocar a criança no centro das discussões socioambientais. As escolas municipais desenvolvem diversas atividades que culminam no próximo sábado (27), com o Dia do Brincar. A iniciativa ocorre das 9 às 15 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

Aberto ao público, o evento no sábado contará com diversas atrações. Brincadeiras tradicionais, teatro interativo, contação de histórias e estação paraolímpica com atividades inclusivas estão entre as ações propostas. A diversão estará ainda mais garantida com brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas, futebol de sabão, entre outros. A garotada ainda terá à disposição pipoca e algodão doce.

De acordo com a diretora da Coordenadoria de Educação Infantil, Marcia Lizar, as atividades no Pavilhão Jair Rodrigues terão como objetivo principal despertar nas crianças a essência do brincar de forma livre. “Também queremos fortalecer a valorização desta prática que fica, por vezes, de lado devido ao acesso fácil a tecnologias. Queremos propiciar um dia diferente com o envolvimento das famílias.

Já começou – Apesar de o ponto alto da Semana do Brincar ocorrer no sábado, desde segunda-feira (22), as escolas municipais já desenvolvem atividades mobilizando as crianças. Na EM Newton de Almeida Castro, situada no Bairro Vila Sônia, o atleta e ex-aluno da escola Ytallo Libório participou de um bate-papo com os estudantes. Campeão brasileiro de jiu-jitsu, ele conversou sobre a importância do esporte para o desenvolvimento dos meninos e meninas.

Por sua vez, a EM Roberto Francisco dos Santos, no Bairro Ribeirópolis, promoveu uma recepção dos alunos para lá de diferenciada. Ao chegar na unidade as crianças se depararam com personagens fantasiados que recepcionaram a todos. Depois, meninos e meninas foram para a rua participar de brincadeiras com a comunidade. Show de pipas no ar, futebol de rua com pais e filhos e atividades com peão, elástico e bolinha de gude fizeram parte da interação.

No Bairro Quietude, a EM Profª Esmeralda dos Santos Novaes montou um rodízio de atividades que envolveu toda a escola. Cada sala recebeu uma brincadeira diferente que funcionou como estações. As turmas adentravam ao espaço e curtiram a ação proposta no momento. De tempos em tempos, elas trocavam de espaço seguindo para a próxima iniciativa. Para animar ainda mais a garotada, os professores estavam caracterizados com perucas, óculos e fantasias.

Relevância – A Semana do Brincar tem como objetivo fundamental promover o resgate de brincadeiras, do mundo do faz de contas, explorando também a leitura e a imaginação das crianças. Todas as atividades visam a enfatizar a importância do brincar, de fortalecer a valorização deste lado lúdico, principalmente, com o envolvimento das famílias dos alunos durante as ações propostas.