Parceria entre PG e Igesp vai ampliar a oferta de cirurgias ginecológicas na rede pública de saúde

Credenciada irá disponibilizar inicialmente 30 procedimentos por mês a partir de junho

24/5/2023

Por Rodrigo Herrero

Praia Grande continua se empenhando para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de alta complexidade. A partir de junho, a parceria da Prefeitura com o Hospital Igesp Litoral, do Grupo Transmontano, vai proporcionar a oferta mensal de 30 cirurgias ginecológicas, incluindo às de endometriose, para as pacientes da rede pública do Município. Esses procedimentos vão auxiliar no atendimento da demanda de mulheres que aguardam essas cirurgias que são de responsabilidade do Estado.

As pacientes que aguardam por cirurgias ginecológicas na fila de espera em Praia Grande serão contatadas nos próximos dias para o agendamento da avaliação cirúrgica e a realização dos exames pré-operatórios necessários para a programação dos procedimentos. A oferta de 30 cirurgias ginecológicas é inicial e poderá ser ampliada futuramente.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Praia Grande e a instituição particular tem rendido muitos frutos aos munícipes. Desde o começo do credenciamento, em abril, foram agendados cerca de 350 atendimentos entre cirurgias e avaliações cirúrgicas. Desse total, já foram efetuadas 118 cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes). No período registrou-se também o agendamento de 232 avaliações cirúrgicas, entre aquelas que já culminaram no procedimento ou estão na etapa das consultas e exames pré-operatórios.

Esse esforço da Administração Municipal em promover maior acesso dos praia-grandenses às cirurgias eletivas faz parte do plano de governo da prefeita Raquel Chini. “A oferta das cirurgias ginecológicas é mais uma etapa conquistada pela população de Praia Grande. Estamos conseguindo ampliar, com recursos do Município, o acesso da população a esses procedimentos ginecológicos de alta complexidade, que deveriam ser realizados pelo Estado em unidades de referência. E dentro dessas cirurgias também estarão contempladas aquelas do segmento de endometriose, que possuem uma demanda importante, mas que conseguiremos atender com recursos próprios”, declara o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Atendimento – Todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande atendidos pelo Hospital Igesp passam primeiro pelos médicos especialistas da rede municipal. Com o encaminhamento para a cirurgia adquirido, os moradores são convocados para uma avaliação cirúrgica com os profissionais do ambulatório Igesp, onde conversam com os médicos e realizam exames pré-operatórios. Posteriormente, esses pacientes são contatados e informados da data, horário e detalhes sobre o preparo para o procedimento.

Rede credenciada – Inaugurado em março, o Hospital Igesp se soma aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde Pública de Praia Grande. Para a realização de cirurgias eletivas, a Prefeitura conta também com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos. E essa parceria com o Igesp também ampliará a oferta de exames, pois a unidade privada se junta às demais empresas que já auxiliam em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.