Perícia criminal é tema de capacitação para profissionais do Samu

Treinamento foi realizado na sala de capacitação da Usafa Noêmia

25/5/2023

Por Rodrigo Herrero

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Praia Grande recebeu nesta quarta-feira (24) um treinamento para orientar os profissionais sobre como agir mediante uma vítima em óbito em local de crime e o que fazer para não prejudicar o trabalho da perícia. O curso “Noções de Tanatologia Forense e Aspectos Judiciais e de Medicina Legal no Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Civil” ocorreu na sala de capacitação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi.

O treinamento abordou aspectos característicos de morte, afinal, a tanatologia forense investiga as circunstâncias envolvidas no óbito. Também foram apresentados elementos relacionados à análise médica, pericial, bem como questões jurídicas relativas à legislação que trata desses casos.

A capacitação contou ainda com simulação de cenas, para fixar o aprendizado e facilitar a atuação dos profissionais do Samu nas situações apontadas. Conduziram o treinamento o médico e bacharel em Direito, Wilson Carletti, o advogado cível e criminal, Vagner Pedro da Silva, e a perita criminal Mariane Cristine de Souza Dias.

Samu – Praia Grande conta com três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão situadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, anexas ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue este ano. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.