Drones auxiliam Guarda Ambiental de PG na identificação de área desmatada no Bairro Ribeirópolis

Cidade intensificou o combate a ocupação irregular de áreas de preservação

27/6/2023

Por: Ana Gabriela Salu

O monitoramento aéreo da Guarda Ambiental de Praia Grande flagrou uma área desmatada no Bairro Ribeirópolis. O registro ocorreu quando as equipes vistoriaram o local georreferenciado pelo monitoramento aéreo com drone e identificaram o desmatamento de cerca de 5.000 metros quadrados no interior de um espaço preservado pela Lei Municipal 1656/2013.

“Não havia ninguém no momento da vistoria. Os invasores utilizam de meios que dificultam a visualização da área no nível do solo e a Guarda Ambiental tem atenção redobrada nestes casos. Os drones complementam a fiscalização antecipando informações e identificando alterações a tempo de impedirmos o escoamento de aterro e uma nova construção subnormal”, explicou o inspetor chefe do setor de Proteção Ambiental da GCM, Fábio Barbatano Marques.

A partir deste registro, a área mapeada é inserida no roteiro prioritário de fiscalização que é desenvolvido diariamente no Município. “Desta forma, passamos a cooperar com o processo de regeneração natural do local”, comentou Marques.

Comissão – A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação. O setor atua constantemente com várias frentes de trabalho coibindo novas invasões, contando com a Guarda Ambiental e sua tecnologia de monitoramento e mapeamento aéreo com drones, além de imagens de satélite obtidas diariamente junto à Polícia Federal (Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro).