Padarias Artesanais adotam a soja

Curso de capacitação reúne representantes de 15 municípios na Sepros

Por Ana Flávia Scarelli | 1/9/2006

Redução do colesterol, aumento da densidade óssea, alívio dos sintomas da menopausa, prevenção contra o câncer de mama, próstata e tireóide e auxílio no controle de peso, com a sensação de saciedade. Estes são apenas alguns dos benefícios da soja, que ainda tem qualidade equivalente à da carne, leite e ovos em relação à proteína. A informação foi destacada durante o curso “A Soja na Padaria Artesanal”, que reuniu primeiras-damas, presidentes de fundos de solidariedade e técnicos de 15 cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira na Secretaria de Promoção Social de Praia Grande (Sepros).

A atividade foi ministrada pela coordenadora das Padarias Artesanais no Estado, Marilene Nogueira, que ressaltou a importância do alimento para a saúde. “A soja é riquíssima e nossa população não tem a cultura de usá-la. A padaria artesanal, com o sucesso que vem alcançando junto à população, é um ótimo meio de popularizar este alimento”.

Marilene credita o sucesso da Padaria Artesanal – kit com forno, botijão de gás, batedeira, balança e quatro assadeiras de alumínio – à simplicidade do programa. “O produto é simples, barato, e o equipamento de baixo custo. Além disso, o pão tem todo um simbolismo, o compartilhar, a solidariedade.”

O curso, teórico e prático, incluiu a degustação de pães, patês, flans, extrato de soja com sucos de laranja e a tradicional soja frita. “Os participantes serão multiplicadores em suas cidades”, disse Marilene.

Praia Grande – Anfitriã do encontro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande e primeira-dama do Município, Maria Del Carmen Padin Mourão, destacou a importância das capacitações.

“Muita gente não conhece a soja”, disse Maruca, como é mais conhecida a primeira-dama. “A grande maioria das pessoas hoje pensa na saúde quando escolhe os alimentos. A soja é um ingrediente que melhora a qualidade de vida”.

Sobre o Padarias Artesanais, Maruca disse que este é um dos melhores programas já desenvolvidos. “Representa o avanço, porque resgata a dignidade das pessoas, que conseguem gerar sua própria renda”.

A primeira Padaria Artesanal de Praia Grande foi instalada no Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Melvi. “Começamos com as padarias e fomos abrindo o leque de capacitações para doces e salgadinhos para festas. Além de ser uma opção de geração de renda, com a venda dos produtos, as famílias podem utilizar para consumo próprio”.

No período da tarde, os visitantes conheceram o PIC Vila Alice e o Programa Conviver, de atendimento à população da terceira idade. Atualmente há quatro Padarias Artesanais instaladas em Praia Grande: nos PICs (Vila Alice, Vila Sônia e Melvi) e na cozinha experimental da Sepros. A Secretaria de Promoção Social de Praia Grande fica na Rua Paulo Fefin, 775, Boqueirão, e constantemente oferece cursos de capacitação em diversas áreas. Outras informações pelo telefone 3473-3343.