Praia Grande realiza vacinação contra covid-19, gripe e outras doenças no fim de semana

Cemas funcionará no sábado (22) e no domingo (23), das 9 às 15 horas

Data de publicação: 21/7/2023

Por Rodrigo Herrero

Praia Grande oferece mais uma vez a aplicação de vacinas neste final de semana. O Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) funcionará no sábado (22) e no domingo (23), das 9 às 15 horas, para imunizar contra a covid-19, gripe, meningite, HPV e outras doenças. A vacinação no Município também ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas Unidades de Saúde da Família (Usafas).

A campanha de vacinação contra a gripe segue em Praia Grande, com os imunizantes disponíveis para toda a população acima de seis meses, enquanto durarem os estoques. Para receber a vacina, é necessário levar um documento oficial com foto e carteira de vacinação.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. A vacinação contra a gripe é importante, pois contribui para a queda nas internações e na mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Outras vacinas – Também seguem sendo aplicados os imunizantes contra a meningite e HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação (como poliomielite, sarampo, hepatite) e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A vacina contra a meningite segue destinada ao público de crianças menores de 5 anos. E, conforme recomendação do Estado, o Município está aplicando a vacina contra a meningite C em jovens entre 15 e 19 anos e professores e atendentes da educação. Já a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada para quem tem de 11 a 14 anos.

A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem possui de 9 a 14 anos.

Covid-19 – Aos finais de fim de semana também é oferecida a vacina contra a covid-19 para quem ainda não completou seu esquema vacinal ou necessita tomar a dose de reforço ou a bivalente. E conforme a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, é possível receber a vacina contra a influenza junto com o imunizante que combate a covid-19, não tendo necessidade de intervalo entre as vacinas.

Confira abaixo as doses indicadas para todas as faixas etárias:

- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
- 1º reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de Coronavac;
- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos;
- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
- Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e gestantes e puérperas acima de 12 anos.