Idosos do Conviver Caiçara recebem nova graduação no taekwondo

Unidade tem 13 praticantes da modalidade

Por Luciano Agemiro | 21/8/2023

Praticantes do taekwondo do Conviver Caiçara passaram pelo exame de troca de graduação na sexta-feira (18). Ao todo, 13 homens e mulheres ganharam novas cores em suas faixas. A prática da modalidade na unidade tem por objetivo movimentar os praticantes e estimular a concentração. A veterana da turma, tem 84 anos.

Arte marcial que utiliza especialmente os pés e a mãos como arma e de defesa na luta, o taekwondo é de origem coreana e foi adaptado aos maiores de 50 anos, no Conviver Caiçara. Alguns dos praticantes passaram pelo primeiro teste de graduação, outros, o segundo. A concentração, equilíbrio e superação dessas pessoas marcou o momento do exame, que foi acompanhado dos familiares dos atletas.

A aposentada Adelia Yassuy Kojuzi, de 84 anos, tinha medo de fazer algum tipo de luta, por achar que seria agressivo, mas mudou de ideia quando conheceu a modalidade. “Eu não estou nem acreditando que consigo fazer tudo isso. Vou para 85 anos em breve e pensei que não fosse conseguir. Nunca almejei faixa nenhuma, mas estou gostando muito. Tem me ajudado a melhorar o movimento das minhas pernas”.

A aposentada, Sonia Lucia Miguel, de 57 anos, se identificou com a atividade que trouxe superação para sua vida. “Queria superar desafios, provar para mim mesma que sou capaz de novas atividades. Frequento as aulas há cerca de um ano e adoro praticar o esporte”.

A responsável pelas aulas é a professora Evelin Rocha de Souza Dias, explicou que é muito emocionante esse momento, pois é uma superação para os atletas. “O desenvolvimento deles é incrível, tanto a parte física quanto a parte neural, de concentração e atenção. É maravilhoso”.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, o taekwondo foi a primeira arte marcial implantada na unidade. “Inicialmente fiquei com medo, pensei que eles pudessem se machucar, mas depois entendi que haveria uma adaptação. É um esporte diferente, que muitos imaginaram que não conseguiriam fazer as aulas, mas acabo se tornando um esporte maravilhoso, que só trouxe benefícios para eles”.

Atendimento - Ao longo de todo o ano, as oito unidades do Programa Conviver oferecem atividades esportivas, culturais e de lazer aos maiores de 50 anos. Entre as atrações, aulas de diversos tipos de dança, ginástica, bordados, jogos de mesa, canto coral e muito mais. Homens e mulheres podem aproveitar.

Bairros - As unidades do Conviver estão localizadas nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5038.

Referência - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.