Praia Grande institui o Banco de Ração, Artigos, Produtos e Acessórios para Animais

Instituições, protetores voluntários e população em condições de rua serão beneficiados

Por Jaqueline de Marco | 6/9/2023

Para assegurar ainda mais cuidado e atenção aos animais domésticos, Praia Grande instituiu o programa municipal “Banco de Ração, Artigos, Produtos e Acessórios para Animais”. A lei entrou em vigor na última terça-feira (05), e prevê o recebimento de doações destes itens, o armazenamento e a destinação correta para instituições e protetores independentes voluntários ligados à causa animal, previamente cadastrados junto à Prefeitura, bem como também para pessoas em condições de rua que possuam animais. O próximo passo inclui a criação de uma comissão para tratar do tema. Em breve, a Prefeitura disponibilizará no seu site oficial (www.praiagrande.sp.gov.br) informações para quem quiser participar do projeto.

O projeto foi aprovado no dia 29 de agosto pela Câmara de Vereadores, durante a 26ª sessão ordinária e 13ª sessão extraordinária. E no dia 5 a prefeita Raquel Chini recebeu a presença do vereador Cadu Barbosa, idealizador do projeto, durante a sanção da nova lei.

A participação dos órgãos públicos, das pessoas físicas e ou jurídicas no programa se dará por meio da doação de insumos e equipamentos, como ração, medicamentos, produtos de limpeza, artigos e produtos para animais em geral. A lei define que é proibida a comercialização de qualquer produto recebido em doação pelo programa.

Só poderão ser recebidas em doação ração e alimento para animais, artigos e produtos, que estejam em perfeitas condições para uso e que não coloquem em risco a integridade física dos animais e dentro do prazo de validade.

E, com essa lei, o Consultório na Rua poderá também realizar doação de ração para animais de pessoas em situação de rua. O programa é realizado diariamente pela Secretaria de Saúde nas ruas de Praia Grande com vacinação da população de rua, atendimento com médico e dentista, orientação, distribuição de preservativos e absorventes, entre outros serviços importantes para quem está em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a prefeita Raquel Chini este é o primeiro passo de diversas ações que em breve serão anunciadas para a causa animal na Cidade. “Cuidar bem dos nossos amigos de quatro patas é retribuir todo o amor que recebemos deles diariamente. É meu compromisso oferecer sempre o melhor para toda Praia Grande, incluindo esses animaizinhos. Estou muito feliz de poder anunciar esse programa que será muito importante para a causa animal”, explicou.