Equipe da maternidade incentiva amamentação no Hospital Irmã Dulce

Brindes artesanais são entregues às mamães para lembrar importância do ato

Data de publicação: 15/9/2023

O seio feminino é um símbolo do aleitamento materno. Por isso, o Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, resolveu utilizar esse símbolo para lembrar às mamães da importância desse ato de amor com os filhos. Um chaveiro feito em crochê, no formato de um peito serve para lembrar a importância do aleitamento materno a qualquer hora do dia. O brinde foi confeccionado por voluntárias da unidade e entregue às mamães.

A iniciativa reforça as vantagens imunológicas e nutricionais transmitidas ao recém-nascido que se alimenta diretamente no peito da mãe. A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Camila Geraldino Pereira, durante as rodas de conversa realizadas com as mães, surgiu a ideia de fazer um chaveiro para que elas sempre lembrem da amamentação. “Desde as primeiras horas de vida da criança incentivamos a amamentação. Fizemos esse brinde para marcar este trabalho. Quando as gestantes vêm fazer as visitas durante os encontros de incentivo à amamentação elas ganham esse chaveiro para lembrar. Pela primeira vez usamos o símbolo do seio materno”.

Para o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, o trabalho de incentivo ao aleitamento materno fortalece a humanização dos serviços de Saúde do Município. “A gente percebe no sorriso da mãe que ela está sendo bem cuidada, desde o pré-natal, o parto humanizado, o período do puerpério. Isso muda a vida das pessoas. Em relação ao aleitamento, agora o Hospital irmã Dulce conta também com um posto de coleta e distribuição de leite materno para atender mamães e bebês. Algo simples, mas que muda a vida de ambos”.

Disque Amamentação – Quem tiver dúvidas sobre aleitamento materno pode entrar em contato com o Disque Amamentação, um canal da Secretaria de Saúde Pública para todas as gestantes e mamães esclarecerem suas dúvidas com profissionais especializados no tema. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

Posto de Coleta – Outra ação importante em prol do aleitamento materno é o Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande. O serviço da Sesap recolhe o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.