Praia Grande conquista nota ‘B’ no ranking do Tesouro Nacional sobre dados contábeis

Cidade alcançou o índice de 87,40% no desempenho contábil de 2023

Por Aline Gomes | 15/9/2023

Praia Grande conquistou a nota ‘B’ na edição 2023 do Ranking Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis dos municípios e estados brasileiros e também da União. A cidade alcançou índice de 87,40% no desempenho contábil.

O objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, através do Siconfi, de todos os entes federativos. De acordo com a SNT, “a finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que serão, posteriormente, utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação”.

A Secretaria de Finanças (Sefin) de Praia Grande é a responsável pelo envio dos dados e relatórios ao Tesouro Nacional, o secretário da pasta, Cristiano Mola, comenta que a Cidade vem aumentando seu desempenho no indicador de qualidade fiscal e contábil do Siconfi e destaca o comprometimento do município em superar o cumprimento dos requisitos. “É um trabalho feito junto ao setor contábil da Subsecretaria de Despesa, da Sefin que, desde o ano passado, está trabalhando nessa questão, o que já deu um bom resultado, pois saímos da nota C para a nota B”, comemorou.

Para o município há vantagens em obter uma boa nota no ranking do Siconfi. Uma boa avaliação coloca a Cidade numa posição privilegiada em relação a alguns benefícios, como por exemplo, a operação de credito com garantia da União, entre outros. O secretário da Sefin explica ainda que o executivo municipal já está trabalhando internamente e em tratativa com Câmara Municipal para estabelecer a padronização do envio de documentos e relatórios para que o munícipio alcance a nota A, nas próximas avaliações. “Já conseguimos detectar quais são as divergências e agora estamos ajustando tanto o formato de envio das informações quanto as adaptações de sistema”, finalizou Mola.