Praia Grande apresenta projetos inovadores na Fenalba
Feira Nacional do Livro tem início quinta-feira, no Mendes Convention
Por Ana Flávia Scarelli | 2/10/2006

Educação Ambiental, Pedagogia Comunitária, Educação em Período Integral, Ensino Fundamental de nove anos, Inclusão Digital, Esporte e Cultura nas escolas. Estes são apenas alguns dos diversos projetos inovadores que a Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) leva à Fenalba – Feira Nacional do Livro da Baixada Santista. O evento ocorre em Santos, de quinta-feira a domingo (5 a 8), das 10 às 22 horas, no Mendes Convention Center.
A Seduc está presente na vida de mais de 41 mil estudantes de Praia Grande, do Ensino Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por isso conta com atenção especial da Administração Municipal, que considera a Educação um ato que vai muito além do ensinar a ler e escrever.
Em Praia Grande, o investimento em Educação começa na estrutura física. São 52 unidades padronizadas, todas ligadas à Central de Monitoramento da Prefeitura. Isso garante a observação das instalações 24 horas por dia, para segurança e tranqüilidade de pais, alunos e professores. Na área pedagógica, a Secretaria continua apresentando projetos arrojados. Confira alguns deles:
Ensino Fundamental de Nove Anos
Desde 2005, alunos de 6 e 7 anos estão matriculados no Ciclo de Alfabetização, que aumentou de oito para nove anos a duração do Ensino Fundamental. Com a mudança, deixaram de existir as denominações “pré” e “1ª série”, instituindo-se o Ciclo de Alfabetização. Durante o ciclo, a avaliação ocorre ao longo do processo, com promoção automática da fase I para a fase II. A partir daí, os alunos prosseguem seus estudos em sistema seriado, da 2ª a 8ª séries.
A mudança acompanha a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e o Plano Nacional de Educação (PNE) e já vinha sendo discutida pela Secretaria de Educação Básica do MEC com secretarias municipais e estaduais de Educação.
Pedagogia Comunitária
Baseado no programa Bairro Escola, criado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, o projeto muda o conceito de educação e cria oportunidades que transformam a vida de crianças e adolescentes. Os pedagogos comunitários, com suas ações, têm a comunidade como sua parceira no que ela possui de melhor, interagindo com a escola e melhorando a vida dos alunos e moradores do bairro.
Os profissionais foram escolhidos dentro das escolas por meio de eleição. Passam por constante capacitação e recebem o suporte de profissionais ligados à ONG Aprendiz.
Esporte e Cultura nas Escolas
Esporte e Cultura nas Escolas é uma opção de formação complementar para alunos do ensino regular. Com atividades de esporte, arte e lazer, atualmente são beneficiados cerca de 2.500 estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
As atividades são: Oficina de Música – com aulas que despertam o interesse para a linguagem musical, através da criação de banda rítmica, com instrumentos confeccionados com garrafas pet, baldes, tampas e panelas; Cordas Culturais – baseado na Camerata do Maestro Antonio Manzione, de Santos, tem a finalidade de estimular o uso do mais brasileiro dos instrumentos, o violão, com repertório que percorre os mais diversos caminhos musicais, do barroco ao moderno, do popular ao folclórico; Contador de Histórias – que articula a leitura e a compreensão às atividades pedagógicas diárias de sala de aula; além das escolinhas de Caratê, Judô, Capoeira, Vôlei, Futsal, Handebol, Basquete e do Projeto Navega São Paulo.
Educação de Período Integral
Além da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, a Seduc conta com oito escolas com a Educação em Período Integral (EPI), atendendo cerca de 2 mil estudantes. Com atividades diferenciadas promovidas por profissionais capacitados, dentro de uma estrutura física modelo, a EPI entretém, educa e alimenta no período em que os estudantes poderiam estar nas ruas.
As EPIs oferecem atividades extracurriculares como artes, educação física, recreação, caratê, coral, informática, fanfarra, balé clássico e moderno, sapateado, jazz e religiosidade (esta voltada exclusivamente à educação para valores). Essas escolas ficam em bairros mais carentes do município.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental é responsável por elaborar e implantar projetos dessa área em Praia Grande; capacitação de professores; e elaboração de materiais pedagógicos de suporte, como cartilhas, mostruários e folhetos.
Entre os principais projetos estão, Mata Atlântica, Mangue a Bordo, Praiamar, Oficinas de Reciclagem, Plantas e Hortaliças na Medicina Doméstica, Viajando Pelo Mundo das Águas.
A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental é constituída por educadores especialistas em Educação Ambiental e pedagogos.
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital
A tecnologia da informação vem, a cada dia, crescendo a passos largos dentro da sociedade brasileira. Preocupada em acompanhar a modernização de todos os serviços, a administração criou o projeto Cidade Integrada, que interliga todas as Secretarias Municipais, unidades de ensino, de saúde, de serviços públicos e outras unidades públicas da cidade, visando a agilização dos inúmeros processos administrativos.
Entre os feitos da Coordenadoria de Inclusão Digital estão o Aluno on Line, onde estudantes da rede têm acesso à tecnologia com aulas voltadas para a parte técnica e utilizam seu próprio e-mail como instrumento de pesquisa e aprendizagem; o Infopai, que oferece cursos de informática a familiares de alunos da rede; e o Melhor Idade on Line, onde pessoas acima de 50 anos têm noções básicas e curso avançado de informática e são reintegradas ao meio social e comercial, com uma visão geral sobre as funcionalidades do computador, suas principais ferramentas, a rede mundial e ainda, atualizando-as sobre as novas tecnologias que estão em constante surgimento.
A Educação Inclusiva e o Atendimento de Creche também merecem destaque. Atualmente, os alunos portadores de necessidades especiais estão matriculados na rede municipal, em salas regulares onde professores recebem suporte de especialistas nas áreas de deficiência física, auditiva, visual e múltiplas. Portadores de necessidades mais graves têm à disposição duas escolas de Educação Especial.
O Atendimento de Creche se diferencia por incluir crianças de zero a seis anos em período integral (12 horas) com atendimento no binômio acolher-educar, oferecendo cinco refeições, banho, repouso, profissionais da área de educação (professores recreacionistas) e educadores de apoio qualificados.
Na Fenalba, o visitante que passar pelo estande da Seduc, além de conhecer melhor todos os projetos da secretaria, pode levar para casa CD Institucional com informações detalhadas sobre as escolas, seu quadro de alunos e o que cada unidade oferece. O CD informa ainda todas as inovações oferecidas por cada departamento e as propostas voltadas para estudantes, professores e equipe técnica.
O Mendes Convention Center fica na Avenida General Francisco Glicério, 206, Gonzaga.
A Seduc está presente na vida de mais de 41 mil estudantes de Praia Grande, do Ensino Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por isso conta com atenção especial da Administração Municipal, que considera a Educação um ato que vai muito além do ensinar a ler e escrever.
Em Praia Grande, o investimento em Educação começa na estrutura física. São 52 unidades padronizadas, todas ligadas à Central de Monitoramento da Prefeitura. Isso garante a observação das instalações 24 horas por dia, para segurança e tranqüilidade de pais, alunos e professores. Na área pedagógica, a Secretaria continua apresentando projetos arrojados. Confira alguns deles:
Ensino Fundamental de Nove Anos
Desde 2005, alunos de 6 e 7 anos estão matriculados no Ciclo de Alfabetização, que aumentou de oito para nove anos a duração do Ensino Fundamental. Com a mudança, deixaram de existir as denominações “pré” e “1ª série”, instituindo-se o Ciclo de Alfabetização. Durante o ciclo, a avaliação ocorre ao longo do processo, com promoção automática da fase I para a fase II. A partir daí, os alunos prosseguem seus estudos em sistema seriado, da 2ª a 8ª séries.
A mudança acompanha a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e o Plano Nacional de Educação (PNE) e já vinha sendo discutida pela Secretaria de Educação Básica do MEC com secretarias municipais e estaduais de Educação.
Pedagogia Comunitária
Baseado no programa Bairro Escola, criado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, o projeto muda o conceito de educação e cria oportunidades que transformam a vida de crianças e adolescentes. Os pedagogos comunitários, com suas ações, têm a comunidade como sua parceira no que ela possui de melhor, interagindo com a escola e melhorando a vida dos alunos e moradores do bairro.
Os profissionais foram escolhidos dentro das escolas por meio de eleição. Passam por constante capacitação e recebem o suporte de profissionais ligados à ONG Aprendiz.
Esporte e Cultura nas Escolas
Esporte e Cultura nas Escolas é uma opção de formação complementar para alunos do ensino regular. Com atividades de esporte, arte e lazer, atualmente são beneficiados cerca de 2.500 estudantes do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
As atividades são: Oficina de Música – com aulas que despertam o interesse para a linguagem musical, através da criação de banda rítmica, com instrumentos confeccionados com garrafas pet, baldes, tampas e panelas; Cordas Culturais – baseado na Camerata do Maestro Antonio Manzione, de Santos, tem a finalidade de estimular o uso do mais brasileiro dos instrumentos, o violão, com repertório que percorre os mais diversos caminhos musicais, do barroco ao moderno, do popular ao folclórico; Contador de Histórias – que articula a leitura e a compreensão às atividades pedagógicas diárias de sala de aula; além das escolinhas de Caratê, Judô, Capoeira, Vôlei, Futsal, Handebol, Basquete e do Projeto Navega São Paulo.
Educação de Período Integral
Além da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, a Seduc conta com oito escolas com a Educação em Período Integral (EPI), atendendo cerca de 2 mil estudantes. Com atividades diferenciadas promovidas por profissionais capacitados, dentro de uma estrutura física modelo, a EPI entretém, educa e alimenta no período em que os estudantes poderiam estar nas ruas.
As EPIs oferecem atividades extracurriculares como artes, educação física, recreação, caratê, coral, informática, fanfarra, balé clássico e moderno, sapateado, jazz e religiosidade (esta voltada exclusivamente à educação para valores). Essas escolas ficam em bairros mais carentes do município.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental é responsável por elaborar e implantar projetos dessa área em Praia Grande; capacitação de professores; e elaboração de materiais pedagógicos de suporte, como cartilhas, mostruários e folhetos.
Entre os principais projetos estão, Mata Atlântica, Mangue a Bordo, Praiamar, Oficinas de Reciclagem, Plantas e Hortaliças na Medicina Doméstica, Viajando Pelo Mundo das Águas.
A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental é constituída por educadores especialistas em Educação Ambiental e pedagogos.
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital
A tecnologia da informação vem, a cada dia, crescendo a passos largos dentro da sociedade brasileira. Preocupada em acompanhar a modernização de todos os serviços, a administração criou o projeto Cidade Integrada, que interliga todas as Secretarias Municipais, unidades de ensino, de saúde, de serviços públicos e outras unidades públicas da cidade, visando a agilização dos inúmeros processos administrativos.
Entre os feitos da Coordenadoria de Inclusão Digital estão o Aluno on Line, onde estudantes da rede têm acesso à tecnologia com aulas voltadas para a parte técnica e utilizam seu próprio e-mail como instrumento de pesquisa e aprendizagem; o Infopai, que oferece cursos de informática a familiares de alunos da rede; e o Melhor Idade on Line, onde pessoas acima de 50 anos têm noções básicas e curso avançado de informática e são reintegradas ao meio social e comercial, com uma visão geral sobre as funcionalidades do computador, suas principais ferramentas, a rede mundial e ainda, atualizando-as sobre as novas tecnologias que estão em constante surgimento.
A Educação Inclusiva e o Atendimento de Creche também merecem destaque. Atualmente, os alunos portadores de necessidades especiais estão matriculados na rede municipal, em salas regulares onde professores recebem suporte de especialistas nas áreas de deficiência física, auditiva, visual e múltiplas. Portadores de necessidades mais graves têm à disposição duas escolas de Educação Especial.
O Atendimento de Creche se diferencia por incluir crianças de zero a seis anos em período integral (12 horas) com atendimento no binômio acolher-educar, oferecendo cinco refeições, banho, repouso, profissionais da área de educação (professores recreacionistas) e educadores de apoio qualificados.
Na Fenalba, o visitante que passar pelo estande da Seduc, além de conhecer melhor todos os projetos da secretaria, pode levar para casa CD Institucional com informações detalhadas sobre as escolas, seu quadro de alunos e o que cada unidade oferece. O CD informa ainda todas as inovações oferecidas por cada departamento e as propostas voltadas para estudantes, professores e equipe técnica.
O Mendes Convention Center fica na Avenida General Francisco Glicério, 206, Gonzaga.