Brasileiro de Handebol de Areia agita Praia Grande

Com a elite da modalidade, competição ocorre neste final de semana

Por Pedro Sbravatti | 6/10/2006

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia é a principal atração esportiva do final de semana em Praia Grande. A competição reúne a elite da modalidade no País. Cerca de 15 equipes disputam o título representando 5 estados. A quadra está montada em frente à Avenida dos Sindicatos, na Praia Mirim.

“Trata-se de um evento nacional. Conta com atletas de alto nível técnico. O handebol de areia vem crescendo e ganhando praticantes cada vez mais rápido”, declarou o presidente da Associação Metropolitana da Baixada Santista de Handebol, Eduardo Freire. “Praia Grande está de parabéns por apoiar o esporte”.

Neste ano, o campeonato nacional ocorre pela primeira vez com alteração no regulamento. Os confrontos são nas categorias livre, masculino e feminino. O time vencedor de cada etapa tem classificação assegurada para a decisão do circuito, no final do ano, no Rio de Janeiro.

Para Eduardo Freire, em um curto espaço de tempo a Baixada Santista pode se tornar um pólo revelador de talentos para o handebol de areia. “Nossa região propicia a prática da modalidade. Com o apoio cada vez mais forte, logo seremos referência”, profetizou.

O comitê organizador da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que ocorre na Cidade em 2007, estuda a possibilidade incluir a modalidade na competição. Caso a decisão seja positiva, o handebol de areia receberá o critério de campeonato extra, como apresentação para o público, sem validade nos pontos da classificação geral.

De acordo com o chefe da Coordenadoria de Competições e Eventos da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Rogério Rolim, o projeto do comitê é desenvolver nos Abertos modalidades que utilizem a praia como referência. “Estamos estudando esta possibilidade. O handebol de areia deve fazer parte dos jogos”.

A realização de uma etapa do Brasileiro em solo praiagrandense incentiva o trabalho dos treinadores Evandro, Luciana e Sandra. Eles são responsáveis pelos times da Cidade que participam das etapas do Campeonato Paulista.

Regras – O handebol de areia tem regras diferentes das adotadas nas partidas de quadra. A primeira alteração ocorre nas dimensões do campo: 27 x 12 metros. As partidas são realizadas em dois tempos de 10 minutos. Cada treinador tem direito a um tempo técnico por período.

Mas a principal alteração ocorre na forma como os confrontos são finalizados. Seguem os moldes do vôlei. São decididos por sets, independente do placar alcançado com os gols marcados. Um time é declarado vencedor quando tem a vantagem de 2 a 0. Caso ocorra empate, a decisão vai para o shoot out (jogador contra goleiro), que lembra o pênalti no futebol.

Apoio – A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia tem apoio da Prefeitura de Praia Grande, Associação Metropolitana de Handebol, Academia O-2 e Clube 2004.