PG tem a melhor nota da Baixada Santista no Índice de Efetividade de Gestão Municipal

Cidade lidera ranking no estudo que foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Por Pedro Sbravatti | 25/1/2024

Praia Grande é a única Cidade da região a conquistar nota B no índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), tendo a melhor nota entre os Municípios. A Cidade está entre as principais de todo o Brasil quando o assunto é desenvolvimento e crescimento populacional, com média de 8 mil novos moradores por ano. Para acompanhar esta evolução, a Prefeitura tem efetuado ao longo dos últimos anos diversos investimentos em obras de infraestrutura e na ampliação e aprimoramento dos serviços prestados para a população.

O estudo anual foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A divulgação dos dados, que ocorreu na última semana, reforça o posto de referência da Prefeitura de Praia Grande em diversos setores nos cenários regional, estadual e nacional. O Município garantiu o conceito B, mantendo o nível do resultado alcançado desde 2020.

“A Prefeitura de Praia Grande pauta suas ações e projetos na dentro de uma responsabilidade orçamentária. O resultado do TCESP confirma este tipo de postura e reconhece o trabalho sério que a Administração Municipal realiza. É importante destacar que nos próximos meses muitas obras serão inauguradas em diversos bairros da Cidade beneficiando a população”, comentou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

As áreas de Governança em Tecnologia da Informação e da Saúde podem ser apontadas como os principais destaques da Prefeitura de Praia Grande no IEGM de 2023.
O eixo Governança em Tecnologia da Informação foi o responsável pelo maior conceito de Praia Grande no Índice deste ano, com um B+. As áreas de saúde, fiscal e Cidade conquitaram o indicador B.

“A área da Saúde é uma das principais prioridades da gestão. A meta é ampliar e aprimorar os atendimentos voltados para população na Atenção Básica, Especialidades, Urgência e Emergência e ainda na área hospitalar. A Prefeitura seguirá empenhada em melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores”, disse a prefeita.

Índice – Criado em 2015, o IEGM analisa a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração. São eles: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

A análise efetuada pelo do TCESP também apura parâmetros como a coerência entre as metas e os recursos empregados. Os resultados da administração fiscal a partir da avaliação da execução financeira e orçamentária e ainda as práticas ligadas as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal também são integram o estudo.

Os resultados apontados no IEGM também funcionam como indicadores eficazes para a tomada de novas decisões ou correções de medidas que estão em andamento para prefeitos e também o poder legislativo. Desta forma, é possível efetuar uma reavaliação ou validação de projetos e programas.