Em Praia Grande, 135 mil pessoas andam de ônibus

Maior parte dos usuários reside no Trevo, Quietude e Antártica

Por Tatiana Giulietti | 20/10/2006

Cerca de 135 mil pessoas utilizam o sistema de transporte coletivo em Praia Grande, o equivalente a 55% da população. Desse total, 36% embarcam nos ônibus diariamente e outros 19% utilizam os coletivos até três vezes por semana. É o que revela pesquisa realizada pela Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp), para saber a origem e o destino das pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo.

Segundo o chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, a pesquisa, que ouviu 57.759 pessoas, levantou também dados sócio-econômicos que apontaram a renda média, escolaridade e a atividade empregatícia.

“Nas viagens municipais, a maior parte dos usuários é procedente dos bairros mais populosos de Praia Grande: Trevo, Quietude e Antártica”, informou Claudenir Carneiro. Dos 75.943 deslocamentos realizados dentro do Município em apenas um dia (escolhido aleatoriamente), 40.785 (54,02%) procedem desses três bairros e 30.556 (40,4%) se dirigem ao Boqueirão, o destino mais procurado.

Segundo Claudenir Carneiro, 38% dos deslocamentos são feitos para estudar e trabalhar. A pesquisa origem-destino (OD) mostra ainda que 40.420 viagens diárias têm como destino outros municípios da Baixada Santista: 25.959 para Santos e 8.775 para São Vicente. Os outros números são distribuídos entre Cubatão (1.285 registros), Mongaguá (1.211), Guarujá (502); Bertioga (188); Itanhaém (184) e Peruíbe (137). Os 2.180 destinos restantes se referem a viagens fora da região.
Praia Grande se beneficia do sistema de integração nos dois grandes terminais rodoviários da Cidade: Tatico e Tude Bastos. Inédito na região, permite a redução do preço da tarifa e maior agilidade.

A pesquisa serviu para nortear as ações da Administração. “Já estamos melhorando o sistema, colocando mais ônibus em determinadas linhas e mudando o trajeto de outras”, disse Claudenir Carneiro.

Com a pavimentação de centenas de ruas – obra que já está sendo executada, e a conseqüente melhoria do sistema viário, a empresa Executiva/Piracicabana, concessionária do serviço, poderá ampliar o número de linhas.

Com base na pesquisa, a Setransp também propôs a construção de três estações de transbordo nos bairros mais populosos. “Trata-se de uma plataforma coberta com bancos, lixeiras, assentos e pontos de venda de cartão eletrônico e de passe para agilizar o transporte”, explicou o chefe do departamento. Ainda não há prazo previsto para o início das obras.

Quem estiver interessado em outros detalhes da pesquisa pode entrar em contato com o departamento da Setransp, que se localiza no Terminal Tude Bastos, ao lado da rotatória de entrada da Cidade.