PG enfrenta Banespa por vaga na final da Taça São Paulo

Equipe de basquete luta pelo bicampeonato da competição

Por Pedro Sbravatti | 8/11/2006

A batalha por uma vaga na final da Taça São Paulo vai começar. O time adulto masculino de basquete da Associação Atlética Praia Grande (AAPG)/Clube dos Ingleses/LSB/Unicred Litoral Paulista encara o Esporte Clube Banespa na abertura do playoff das semifinais. O primeiro duelo ocorre neste domingo (12), às 16 horas, na Capital. O segundo jogo ainda não tem data definida, mas será no Ginásio Magic Paula. Caso exista necessidade do desempate, os praiagrandenses levam vantagem. Com a segunda melhor campanha, a AAPG tem direito de atuar como mandante do confronto final.

“Em jogos eliminatórios não podemos vacilar. Precisamos manter a concentração em todos os momentos”, declarou o técnico da equipe, Oswaldo Pinheiro. “Os jogadores estão correspondendo às expectativas. Estão cientes do que precisam fazer dentro de quadra.”

Para a primeira partida, o retrospecto positivo diante do adversário na primeira fase anima os atletas do litoral. Nos dois encontros na primeira parte da competição, duas vitórias. No primeiro turno, fora de casa, na abertura do campeonato, triunfo por 71 a 63. No segundo turno, nova comemoração por 97 a 75.

Outro fator que serve de motivação para a AAPG está no excelente aproveitamento como visitante na edição deste ano. Foram sete vitórias em oito jogos. Mesmo com os números a favor, o treinador trabalha para que não ocorra nenhum tipo de acomodação no elenco. “Não podemos pensar que teremos facilidade”, advertiu.

A campanha no geral beira a perfeição. Contando os dois sucessos nos playoffs contra Penha, nas quartas-de-final, já são 14 vitórias em 16 jogos. Os praiagrandenses ostentam o melhor aproveitamento ofensivo entre os nove participantes. São 1.395 pontos anotados, média de 87 pontos por jogo.

Com a semana de folga, sem compromissos do Campeonato Paulista da Série A-2, onde o time está entre os líderes do grupo B e classificado para próxima fase, os jogadores trabalharam a parte física. A recuperação da longa viagem de mais de 14 horas para os confrontos contra Presidente Prudente e Garça norteou as movimentações orientadas pelo preparador físico, Wagner Armando.

Paulista - A AAPG enfrenta na próxima seqüência da Série A-2 a Ituana, dia 16, às 20 horas, no Ginásio Magic Paula, Avenida dos Trabalhadores, s/n°, Bairro Antártica. A entrada é gratuita.

Com a vitória na última rodada sobre Presidente Prudente por 94 a 83, Praia Grande garantiu vaga na Copa Milênio de 2007. A competição reúne os melhores times das Séries A-1 e A-2, com cobertura do canal de esportes ESPN Brasil. A disputa ocorre nos meses de abril e maio de 2007. Os oito melhores disputarão à primeira divisão do Paulista no mesmo ano.

“Além de visibilidade na mídia por se tratar de um evento de grande porte, o torneio nos dá outra chance de chegarmos até a elite da modalidade”, comentou Pinheiro, que completou: “Uma das conseqüências do atual estágio do nosso basquete é a obrigatoriedade da formação de um elenco juvenil. Consta no regulamento esta imposição”, explicou.

Apoio - Além da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e da Unicred Litoral Paulista, apóiam a equipe as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta, Farmácia de Manipulação Silvestre, Casa do Encanador, Alpha, Academia O2, Faculdades do Litoral Sul (Fals), Makro Atacadista, ACP – Aço Pronto, Overtime Confecções, Restaurante Pizzaria Di Plaza, Restaurante Terraço Nobre (São Paulo), Roca Cestas Básicas, Supermercado Marfran, Padaria Nova Charm, Santos Atlético Clube (conhecido como Clube dos Ingleses), Microlins do Litoral Plaza, Leitão da Baixada e Construtora Martino.

O apoio à modalidade vem agregando esforços também das secretarias de Promoção Social (Sepros), Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).