Basquete de PG luta por vaga na decisão do Paulista

Equipe já está entre os quatro melhores da competição

Por Pedro Sbravatti | 5/12/2006

O time masculino de basquete da Associação Atlética Praia Grande (AAPG/LSB/Clube dos Ingleses/Unicred Litoral Paulista) inicia a guerra para chegar à final do Campeonato Paulista da Série A-2. Para isso, precisa passar pelo XV/Amhpla/Cosan/Selan, de Piracicaba. O primeiro encontro do playoff semifinal ocorre nesta quarta-feira (6), às 20h30, na casa do adversário. A segunda partida está marcada para o dia seguinte, no mesmo horário, também em solo inimigo. A Federação Paulista definiu que esta etapa da competição será disputada em melhor de cinco confrontos.

“Estamos superando todas as expectativas criadas antes da competição. O time tem evoluído a cada jogo”, destacou o auxiliar técnico Esdras Gouvêa, que concluiu: “Os jogadores merecem os méritos pela campanha. Vamos trabalhar em busca da vaga na final.”

Para os dois primeiros jogos contra o rival de Piracicaba, o técnico Oswaldo Pinheiro sonha com apresentações convincentes. Os números alcançados na primeira fase e nas quartas de final demonstram o excelente momento. São 9 vitórias em 13 jogos, com apenas 4 derrotas. Do total de triunfos, quatro foram em território inimigo. Esse aproveitamento valeu o rótulo de visitante indesejável do torneio.

Outro aspecto positivo diz respeito ao retrospecto da AAPG nesta temporada diante do XV. Durante a 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo, as duas agremiações estiveram decidindo vaga para as semifinais. Na oportunidade, vitória de Praia Grande por 82 a 78.

Apesar de já ter vencido o adversário este ano, a cautela promete nortear os comandados de Pinheiro nas partidas longe de casa. Nos dias 7 e 9, a AAPG recebe o XV. Caso exista a necessidade do desempate, a federação marcou o encontro para o dia 12. Como Piracicaba fez melhor campanha na fase anterior, decide a vaga em casa.

Taça São Paulo - Trata-se da primeira participação de uma equipe da Cidade em campeonatos profissionais. Paralelo ao Paulista, a AAPG disputa a Taça São Paulo. A uma vitória da final, o time defende o título conquistado no ano passado. Com grande atuação do sistema ofensivo, os praiagrandenses venceram o Esporte Clube Banespa por 106 a 90 na segunda partida do playoff semifinal da competição. O resultado positivo empatou a série em 1 a 1, provocando o confronto de desempate. A terceira partida ainda não tem data definida.

Apoio - Além da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e da Unicred Litoral Paulista, apóiam a equipe as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta, Farmácia de Manipulação Silvestre, Casa do Encanador, Alpha, Academia O2, Faculdades do Litoral Sul (Fals), Makro Atacadista, ACP – Aço Pronto, Overtime Confecções, Restaurante Pizzaria Di Plaza, Restaurante Terraço Nobre (São Paulo), Roca Cestas Básicas, Supermercado Marfran, Padaria Nova Charm, Santos Atlético Clube (conhecido como Clube dos Ingleses), Microlins do Litoral Plaza, Leitão da Baixada e Construtora Martino.

O apoio à modalidade vem agregando esforços também das secretarias de Promoção Social (Sepros), Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).