Atendimento ao usuário do SUS registra mais de 800 ligações

Secretaria de Saúde Pública disponibiliza o número 0800-7733020

Por Pablo Solano | 28/12/2006

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Em janeiro completa um ano a linha gratuita do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), mantido pelo Departamento de Auditoria e Controle da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Até o final de setembro, a estrutura foi responsável por receber mais de 800 elogios, solicitações, sugestões e reclamações sobre os serviços.

O telefone 0800-7733020 é mais uma opção para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) entrarem em contato com o SAU, o que também pode ser feito na sede da Sesap, via carta ou correio eletrônico.

“O SAU existe desde 2005 em Praia Grande, mas sem a linha gratuita. Desde então ele vem sendo aperfeiçoado e no começo de 2006 demos a formatação final para ele”, explica a chefe do departamento, Mônica Bastos de Moraes.

O serviço segue o modelo da Ouvidoria do SUS, mantida pelo Ministério da Saúde. Todo contato da população, seja via telefone, pessoalmente, por carta ou correio eletrônico, é registrado com um número de protocolo. De posse deste, o munícipe pode, a qualquer momento, entrar em contato com o SAU para saber sobre o andamento do processo.

“O prazo legal estipulado pela Ouvidoria do SUS é de 40 dias para responder qualquer contato. Normalmente temos respondido em menos tempo”, afirma Mônica. “Assim que temos a resposta, convocamos o munícipe para comparecer à sede da secretaria. Caso concorde com a conclusão dada ao caso, ele assina a anuência. Caso contrário, continuaremos apurando os fatos.”

O SAU também permite a solicitação de exames e medicações especiais. “O SUS possui um limite de atendimento. Não atende todas as patologias e não fornece todas as medicações. Sendo assim, vemos as condições de o Município atender a esse tipo de demanda”, afirma Mônica.

“Com o serviço, centralizamos as informações e conseguimos bons resultados”, constata Mônica. “As pessoas devem fazer reclamações não no balcão da unidade em que são atendidas, mas via SAU, de forma oficial, para a informação não se perder.”

A chefe do departamento aponta que o serviço é fundamental para a Sesap possuir uma visão de como está o atendimento. “Muitas vezes quando estamos envolvidos em um trabalho não percebemos detalhes que poderiam facilitar a vida dos usuários. E eles têm respondido ao nosso apelo de passar sugestões e reclamações.”

Além da linha telefônica gratuita, a população pode entrar em contato com o SAU via correio eletrônico (atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br), carta ou pessoalmente, visitando a sede da Sesap de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O endereço é Avenida Presidente Kennedy, 8.850, Mirim, ao lado do Paço Municipal.

Fora do horário de atendimento da Sesap, os munícipes podem deixar gravadas suas declarações na secretária eletrônica. Posteriormente, os funcionários entram em contato para informar o protocolo do atendimento.

Auditoria – O Departamento de Auditoria e Controle da Sesap foi montado no ano passado e cumpre tarefas antes executadas pelo Governo Federal, fortalecendo o papel do Município na gestão da saúde e o processo de descentralização do SUS.

“Trabalhamos com a avaliação financeira e qualitativa do atendimento. Com isso, regulamos a atuação do serviço de saúde”, explica Mônica. “Avaliamos se a oferta está de acordo com a demanda e, com isso, analisamos se devemos reduzir ou ampliar serviços.”

Pela importância na organização do atendimento, o departamento participa das reuniões metropolitanas para implantação do Pacto pela Saúde, que fortalecerá o processo de descentralização da gestão do SUS. “Estamos discutindo a definição de como serão distribuídas as responsabilidades de atendimento entre os municípios”, afirma Mônica.

* Com colaboração de Eli Vieira