Consultas no Cemas agora são agendadas só nas Usafas

Mudança ampliará atendimento com especialistas

Por Pablo Solano | 12/2/2007

Foto Indisponivel

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) transferiu para as multiclínicas e Unidades de Saúde da Família (Usafas) a marcação de consultas no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). A medida faz parte de um pacote de mudanças para permitir maior absorção da demanda de atendimento na unidade.

Agora, toda consulta com os especialistas subsidiará o médico da unidade básica de saúde sobre como deverá prosseguir o atendimento. Com esta política, a Sesap pretende abrir espaço para que os médicos generalistas e das multiclínicas possam acompanhar com mais intensidade os moradores, o que será conseguido por meio da maior utilização da ficha de interconsultas.

“Com este procedimento, o Cemas servirá como unidade de contra-referência, ou seja, o médico da rede básica poderá buscar com o profissional da unidade informações sobre como atender seus pacientes”, afirma uma das coordenadoras da Estratégia de Saúde da Família, Hilda Maria Jaguary Dias. “O médico generalista poderá continuar o tratamento e administrar o medicamento ao paciente. Era uma antiga reivindicação desses profissionais que atuam nas Usafas”.

Com a alteração, os médicos do Cemas somente podem encaminhar pacientes para exames ou a outros especialistas para o fechamento de diagnóstico. Na unidade, permanecerá o agendamento de exames, perícias médicas e serviços de auditoria.

O trabalho de agendamento será concentrado na Central de Vagas do Cemas, que semanalmente levantará a demanda de atendimento das unidades. Esse levantamento permitirá que a distribuição de vagas reflita a demanda existente.

A medida visa acabar com a existência de pacientes que deixavam de utilizar a rede de Usafas e multiclínicas e adotavam como referência médica somente os profissionais do Cemas. Além da permissão de encaminhamento dos médicos para outros especialistas, a prática também era estimulada pela possibilidade de encaixe para suprir faltas. “Havia pessoas que ficavam no Cemas só esperando encaixe”, afirma Hilda.

Este ano, outras providências serão tomadas para permitir maior controle das unidades sobre o agendamento dos usuários. A Secretaria de Planejamento deve criar software específico para que os agentes comunitários possam lembrar os usuários sobre as consultas, diminuindo o número de faltas.