Presidente da Federação Paulista de Atletismo elogia pista de PG

Equipamento poderá receber competições internacionais

Por Pedro Sbravatti | 13/3/2007

“A pista de atletismo de Praia Grande estará entre as melhores do Estado e porque não dizer do Brasil”. A afirmação é do presidente da Federação Paulista de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes. Ele visitou o canteiro de obras e não poupou elogios ao projeto. “O complexo terá totais condições de receber eventos nacionais e internacionais”. Localizado no Bairro Sítio do Campo, o equipamento já será utilizado nos Jogos Abertos Brasileiros e do Interior, em maio e outubro, respectivamente.

Ao caminhar pelo traçado da pista, Fernandes disse que a parte estrutural preenche todos os requisitos estipulados pela Federação Internacional (International Association of Athletics Federations – IAAF). “Atende ao padrão oficial classe 1, que permite a recepção de eventos internacionais”.

No centro da pista haverá um campo de futebol, que já conta com sistema de drenagem e começará a receber grama em breve. O local terá espaço para competições de salto em altura e distância e lançamento de disco, dardo e martelo.

A obra está adiantada. Cerca de 95% da área já foi compactada, recomendação da IAAF para aplicação do piso sintético de última geração. A preocupação tem fundamento. Em outros locais, onde esse processo não foi bem executado, em pouco tempo houve a necessidade de reparos.

Para Fernandes, o cuidado na criação e execução do projeto reduzirá os gastos com manutenção. “A Cidade não terá problemas para conservar a pista porque está seguindo todas as normas. A excelente localização, na entrada da Cidade, é outro fator que merece destaque”.

O presidente confirmou que vislumbra, ainda para esta temporada, a realização de etapa do Campeonato Paulista ou até do Brasileiro em Praia Grande. “As seleções que representam o País também passarão a freqüentar Praia Grande para treinamento”.

Talentos - Fernandes destacou que a principal vitória de Praia Grande é contar com um equipamento que funcionará como fábrica para revelar novos valores. Existe a possibilidade de a Federação Paulista criar um pólo de desenvolvimento e formação de atletas em conjunto com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

O técnico da equipe de atletismo local, Carlos Henrique Carpinelli, acredita que o complexo funcionará como instrumento motivacional para atrair mais praticantes. “Queremos revelar novos talentos. Estamos no caminho certo”.

Medalhas - A equipe de atletismo de Praia Grande estreou com o pé direito este ano. Na primeira etapa do Circuito das Praias de Pedestrianismo, em Peruíbe, os atletas Ednaldo Eufrásio e David Benedito conquistaram o título na categoria duplas 12 quilômetros. Durante toda a prova, os corredores não deram a mínima chance de reação para os rivais e finalizaram o percurso com larga vantagem.

Pista – Com padrão oficial classe 1 (400 metros), a pista terá piso sintético, de última geração. Trata-se do mesmo material utilizado no complexo dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, na Grécia. Constantemente, essa tecnologia recebe elogios dos principais atletas do planeta. Na lateral da pista serão colocados bloquetes intertravados vermelhos, como os usados na reurbanização da Avenida Presidente Costa e Silva.