Curso para primeiro emprego recebe inscrições

São 60 vagas. Aulas começam em abril

Por Pablo Solano | 16/3/2007

Foto Indisponivel

Voltado para jovens em busca do primeiro emprego, o Programa de Educação para o Trabalho (PET) recebe inscrições de 19 a 30 deste mês. Promovido na Escola de Trabalho Elvira Fernandes de Lima em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso de seis meses oferece 60 vagas. As aulas, com duas horas de duração, ocorrem de segunda a sexta-feira. No ano passado, cerca de 400 adolescentes concorreram às vagas.

Os alunos, selecionados a partir de entrevistas com técnicos do Senac, recebem informações sobre informática, transações comerciais, empreendedorismo e vendas, prática de cidadania, aperfeiçoamento das relações interpessoais e autovalorização. Eles também adquirem conhecimentos sobre saúde e qualidade de vida, recepção e atendimento ao cliente e apresentação pessoal. Em dinâmicas de grupo, são estimulados a conviver com as diferenças e interagir no ambiente profissional.

Os candidatos devem residir em Praia Grande, cursar pelo menos a 7ª série do Ensino Fundamental e ter de 16 a 18 anos. No ato de inscrição, é necessário apresentar comprovantes de escolaridade e residência (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3x4 e cópia da carteira de identidade.

As inscrições podem ser feitas das 9 às 12 horas e das 14 às 17 na Escola de Trabalho, na Rua Emancipador Paulo Fefim, 775, bairro Boqueirão, telefone 3473-3343.

A seleção será realizada em abril. “Contemplamos jovens oriundos de famílias de baixa renda, mas também procuramos identificar seu interesse no curso”, afirma a diretora da Escola de Trabalho, Iglete Farisco. Os aprovados serão divididos em duas turmas com 30 alunos cada uma, com aulas pela manhã, a partir das 9 horas, e tarde, às 14 horas.

No último mês, os jovens fazem estágio em empresas parceiras da Administração Municipal. Embora o curso não tenha o compromisso de engajamento no mercado de trabalho, muitos estagiários são contratados em razão do próprio desempenho.