Ação Global amplia oferta de serviços em PG

Participação da Turma da Mônica está garantida

Por | 4/4/2007

Cerca de cem tipos de serviço serão oferecidos pelo Ação Global, programa do Sesi e da Rede Globo de Televisão em parceria com o Sistema Fiesp e Prefeitura de Praia Grande. O número supera a média de 80 serviços registrada em outras edições. A informação foi divulgada durante ampla reunião com os inúmeros parceiros na manhã de hoje (4), no auditório Jornalista Roberto Marinho. O evento ocorre dia 5 de maio (sábado) no Centro de Eventos do Boqueirão.

Uma das novidades será a presença da Turma da Mônica, com show para a garotada. A vinda do grupo foi acertada em função da parceria da Prefeitura com a Maurício de Souza Produções, que construirá o Turma da Mônica Parque Resort no Município. A empresa vai colaborar também com a distribuição de mil exemplares de gibis.

Com foco na promoção e no fortalecimento da cidadania, o Ação Global é um mutirão de serviços para a comunidade de baixa renda. “Durante um dia inteiro, Sesi e Rede Globo, juntamente com outros parceiros, somam esforços para oferecer serviços nas áreas de Educação, Saúde, Nutrição, Cultura, Esportes, Lazer e Cidadania para a população carente”, detalhou o diretor do Sesi de Santos, Lauro Antonio Gotardi, que coordenou o encontro.

Segundo Gotardi, o projeto social contempla atendimentos gratuitos para crianças, jovens e adultos. “Há atividades diversas, como exames médicos e odontológicos preventivos, orientação sobre alimentação, práticas de cidadania e atividades recreativas. No Estado de São Paulo, as Ações Globais são realizadas há mais de uma década, com a prestação de serviços para a comunidade e ações de caráter social”.

Voluntários - Além dos funcionários das empresas organizadoras e da Prefeitura, o Ação Global contará com o trabalho de mais de uma centena de voluntários arregimentados pelos setores envolvidos. Só para a emissão de documentos serão 35 digitadores.

A Prefeitura está viabilizando transporte gratuito para a comunidade de bairros mais distantes, utilizando frota própria de ônibus e outros veículos que partirão de escolas municipais. Horários e locais desse transporte serão divulgados oportunamente.

Serviços - Os serviços já definidos pelo Sesi são das áreas de Saúde, Nutrição, Profissionalização, Educação, Lazer, Orientação Jurídica e documentação. As secretarias municipais estão analisando o que poderá ser incluído no mutirão pela Prefeitura. No programa realizado no ano passado, em Santos, foram oferecidos 80 tipos de serviço.

Na Saúde, haverá escovódromo, exame bucal para adultos, testes de colesterol e glicemia (diabetes), exame de obesidade (peso e altura), odontologia para bebês e gestantes, orientação psicológica, saúde do adolescente, testes de audição e visão (de 7 a 14 anos) e verificação da pressão arterial. Há preocupação dos organizadores em assegurar imediato encaminhamento para casos que se verifiquem como graves, como altas taxas de glicemia ou de pressão arterial constatadas na hora.

Aulas de culinária, com receitas de baixo custo, e dicas de higiene estão previstas na área de Nutrição.

Procura - Um dos serviços mais procurados é o de documentação. Será possível obter cédula de identidade e carteira de trabalho (primeira via), incluindo fotos gratuitas. Os organizadores enfatizam que as fotos são exclusivas para esses documentos.

Corte de cabelo deverá ser a atividade a reunir maior número de profissionais. Várias escolas de cabeleireiros estão sendo contatadas.

Em Educação, estão previstos iniciação à alfabetização de jovens e adultos, aulas sobre contos e de cidadania e qualidade de vida. Apresentações musicais, brinquedos infláveis e atividades recreativas animarão o público dentro das áreas de Cultura, Esporte e Lazer, que terá também testes de flexibilidade física e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC).

Para auxiliar quem está em busca de colocação no mercado de trabalho, serão dadas orientações sobre cursos profissionalizantes e outros, elaboração de currículo e dicas para buscar um novo emprego. Será fornecida ainda orientação jurídica nas áreas cível, penal, consumidor, comercial, contratos, família e sucessões, infância e juventude, locação, previdenciária e trabalhista.

Outro serviço é o de demonstração de soldas e consertos em aparelhos elétricos, a cargo de alunos do Senai. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Praia Grande também divulgará seus serviços e as vagas existentes no mercado.

Casamento – Uma das atividades que mais chama a atenção no Ação Global é o casamento comunitário. Serão 100 casais a receber a certidão de casamento, com direito a bolo e refrigerantes para os convidados e sorteio de brindes. As vagas foram preenchidas em apenas uma hora após a abertura de inscrição. A procura surpreendeu. Os noivos comparecerão nos dois cartórios de Registro Civil de Praia Grande no dia 28 de abril. No dia 5 de maio, às 11 horas, receberão o documento oficial sob orações de padre de Igreja Católica e de pastor de Igreja Evangélica.

O Ação Global da Baixada Santista ocorrerá das 9 às 17 horas, no Centro de Eventos do Boqueirão, na Rua Luiz Antonio de Andrade Vieira, 216. Mas outros locais nas proximidades também serão utilizados, como as dependências da Câmara e o terreno contíguo ao pavilhão, na esquina com a praia. O programa tem caráter regional e não é exclusivo a moradores de Praia Grande. Por isso, os organizadores estimam a presença de mais de 60 mil pessoas.

Presença - Realizada no auditório da Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc), com a presença de cerca de 60 pessoas, a reunião teve por objetivo apresentar os responsáveis de cada área de atuação do Sesi para os demais envolvidos no projeto. Além de representantes de todas as secretarias municipais, o encontro teve a participação do Exército, polícias Civil e Militar, Associação Comercial, Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro, OAB e de diversas universidades, entre outros colaboradores.

Da mesa de trabalhos, além do diretor Lauro Gotardi, participaram Cleusa Maria Risso, coordenadora geral do Ação Global; Carlos Peixoto, assistente de Programação da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na região; Itamar Marciano, da Coordenadoria de Ação e Cidadania; e André Ursini, subsecretário de Relações Empresariais.

A organização dos trabalhos na área da Saúde foi feita em reunião na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), coordenada por Thereza Cristina Costa Maguetas, gerente de Odontologia do Sesi.

Do Sistema Fiesp, parceiro do Ação Global, fazem parte a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); o Serviço Social de Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Roberto Simonsen (IRS).