Prefeitura investe R$ 4 mi em obras no Ocian

Bairro ganhará mercado de peixes, pista de skate e praças reurbanizadas

Por João Carlos Miranda | 8/5/2007

Um mercado de peixes no formato de um barco ancorado no calçadão, uma pista de skate para manobras radicais, um Centro de Vivência para a terceira idade e a reestruturação das tradicionais praças Netuno e Roberto Andraus. Essas são as obras que prometem uma revolução urbanística no Bairro Ocian. “2007 ficará marcado na história de Ocian como o ano da renovação”, anunciou o secretário de Obras Públicas (Seop), Luiz Fernando Lopes. A Prefeitura investirá cerca de R$ 4 milhões na execução dos projetos.

A pista de skate, do tipo “bowl” (bacia), está em fase final de construção. Em formato de “T”, com a borda no nível do calçadão e vão de até quatro metros de largura, ocupa área de 500 m², onde antes ficava o posto de salvamento dos bombeiros (posto 6). A profundidade varia de 1,40 a 1,60 metro.

O revestimento em granilite (granito, mármore e cimento) propicia uma pista totalmente lisa, oferecendo melhores condições para a realização das manobras. Além disso, esse material tem maior resistência à ação do clima e permite o uso de outros tipos de equipamentos, como bicicletas e patins. O custo está estimado em R$ 150 mil.

Mercado – O bairro também ganhará uma réplica de barco pesqueiro, ancorado permanentemente no calçadão da praia, para a comercialização de peixes. A edificação, projeto da arquiteta Roseli Vaz, deve se tornar um novo ponto turístico. Ficará na Avenida Castelo Branco, entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney.

A estrutura ocupará área de 700 metros quadrados, contando com espaço de convivência com bancos e mesas em alvenaria e uma edificação com sete boxes de 13 m² cada um para a venda de pescado. No subsolo haverá sete depósitos de 15 m² cada um para a guarda dos apetrechos de trabalho dos pescadores.

Atualmente, próximo ao local há barracas onde pescadores artesanais comercializam seus produtos. A idéia é criar uma estrutura moderna em substituição à atual, agregando a atividade comercial à turística.

O barco será cercado por espelho d’água. Além do comércio de peixes e frutos do mar, haverá mirante, de onde os visitantes poderão observar melhor a orla. O investimento é estimado em R$ 1, 5 milhão.

Netuno – A estátua de Netuno é um marco do Bairro Ocian. Há mais de 30 anos no local, acompanhou o desenvolvimento e as mudanças urbanísticas. Atualmente, junto à imagem funciona um centro de convivência. Para os freqüentadores, a Prefeitura preparou um projeto especial, orçado em cerca de 1,6 milhão.

A arquiteta Roseli Vaz detalhou que a população da terceira idade contará com mais conforto e opções de lazer. O Centro de Vivência terá 378 metros quadrados de área construída. Vale destacar o salão de eventos, com cerca de 200 m², onde poderão ser realizados bailes e encontros.

A área externa terá cobertura em policarbonato, formando uma varanda, onde poderão ser colocadas mesas e cadeiras para leitura de jornais, revistas ou ainda permitir a prática de jogos de tabuleiro.

O atual local será demolido e a área da praça revitalizada. O piso será reconstruído, recebendo novo design, mas mantendo o padrão do calçadão, em mosaico português. O projeto paisagístico prevê duas pérgolas ladeando a imagem e uma terceira no calçadão. Já ao redor da estátua haverá espelho d´água de 70 metros quadrados, além de novos jardins.

Praças – A Prefeitura investirá também na modernização da Praça Roberto Andraus, onde funciona a feira de artesanato e alimentação. A obra está em processo de licitação e deve ter início em 90 dias

Para os 66 artesãos que expõem seus produtos na praça, um novo padrão de qualidade, mais moderno e atraente, foi planejado. Entre as ações destacam-se a inserção de boxes, como na Avenida dos Sindicatos, no Bairro Mirim, e a criação de praça de alimentação com espaços cobertos e descobertos, onde serão distribuídas mesas e cadeiras de alvenaria. No centro, entre as duas áreas, será instalado um chafariz e a área ao redor ganhará floreiras.

“Será outra realidade para o local, o que exigirá nova dinâmica no trânsito. Por isso, a Rua Olavo Bilac será prolongada até a Rua Oceânica Amábile, desmembrando a Igreja Nossa Senhora das Graças da praça, criando um novo acesso e também mais vagas para estacionamento”, detalhou Roseli Vaz.

Mas a maior alteração ocorrerá na Avenida D. Pedro II. Na década de noventa, o trecho que dava acesso à praia foi fechado. “Desde então, as mudanças foram muitas. Agora é o momento de novamente retomar o acesso à praia”, argumentou a arquiteta. “E dentro dessa proposta está o resgate do comércio local nos mesmos moldes da Avenida Costa e Silva, no Boqueirão, com o alargamento das calçadas, instalação de marquises de policarbonato, iluminação especial e paisagismo”.

Em breve será definida a data para que comerciantes e artesãos sejam convidados a conhecer detalhes do projeto e as ações necessárias para sua execução.