Prefeitura vacina contra hepatite B em 27 locais

Não há limite de idade para a imunização durante a campanha

Por Pablo Solano | 9/5/2007

Moradores de Praia Grande podem se imunizar gratuitamente contra a hepatite B de segunda a sexta-feira da próxima semana (14 a 18) em 27 locais na Cidade. A doença, transmitida em relações sexuais e pelo contato com o sangue contaminado, apresenta risco de infecção maior que a Aids e prejudica principalmente o fígado.

A Campanha Municipal de Controle e Prevenção às Hepatites Virais também promove palestra para podólogos e manicures e atualização para profissionais de saúde sobre o tema. O evento é realizado pelo Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites em parceria com o Grupo Esperança, voltado ao apoio para portadores de hepatite C na Baixada Santista,

“Cada vez mais pessoas estão contraindo hepatites virais”, constata a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites, Dorian Rojas. “A doença é silenciosa, mas tem a possibilidade de prevenção. É fundamental que a população se vacine”.

Para a imunização, a primeira dose deve ser reforçada após um mês, portanto, na terceira semana de junho no caso de quem se vacinar durante a campanha. Depois, a terceira dose deve ocorrer em outubro. Durante a campanha haverá vacinação no Serviço de Assistência Especializada (SAE), das 9 às 15 horas, e nas 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e cinco multiclínicas, das 8 às 17 horas.

As doses também podem ser encontradas nos Programas de Integração e Cidadania (PICs): segunda-feira, Melvi; terça-feira, Vila Alice; e quinta-feira, Vila Sônia, sempre das 9 às 16 horas. Já na sexta-feira (18), ocorre no Boqueirão Praia Shopping das 11 às 16 horas.

Quarta-feira também acontece a vacinação dos coletores de lixo que atuam na Sanurban, e após palestra para podólogos e manicures na Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (Acepg) das 13 às 17 horas.

A palestra para profissionais de saúde da Administração Municipal está agendada para o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), quinta-feira (17), a partir das 14 horas. Abordará o tema a coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais da Prefeitura de Santos, Márcia Frigerio.

Tipo B – Os vírus da hepatite B e C vivem durante muito tempo fora do corpo humano e resistem a altas temperaturas. “A principal diferença é que o tipo B pode ser transmitido em relações sexuais. Por isso é importante o uso de preservativos para a prevenção”, afirma a responsável pela equipe de prevenção do programa municipal, a psicóloga Letícia Zampieri.

Tomar a vacina não dispensa a prevenção. Existem tipos mutantes do vírus da hepatite B que não contam com possibilidade de imunização, o que também ocorre com o tipo C. “Além de alto risco de contágio, tem carga viral elevada. Já se falou até em hepatite B2”, alertou o médico infectologista Roberto Focaccia, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Focaccia afirmou que em um primeiro momento o organismo tolera o vírus da hepatite B. Posteriormente pode haver fase de resposta imunológica, com tentativa de o organismo se livrar dele. “Nesse momento, apresenta carga viral elevada e provoca lesões no fígado. Mas é o melhor instante para o tratamento. Em um terceiro momento, o vírus pode se integrar ao organismo, tornando-se mais perigoso. Mesmo assim, cerca de 90% dos casos evolui para a cura”.

Tipo C – Para a detecção das hepatites B e C, a população de Praia Grande conta com a possibilidade de realizar testes no CTAP. Para isso, é necessário visitar a unidade de segunda a sexta-feira das 9 às 15h30, quando é realizada a colheita de sangue. O resultado sai em cerca de 20 dias. Para recebê-lo é necessário participar de orientação em grupo, palestra que ocorre diariamente, às 9 horas. A coleta de sangue também pode ser utilizada para a testagem em HIV.

“A maioria dos municípios brasileiros não conta com serviço para a detecção do vírus tipo C”, afirma o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso. “Em 15% dos casos de contração de hepatite B, os portadores passam por tratamento medicamentoso. Com o tipo C ocorre situação inversa. Em 90% dos casos o tratamento se torna necessário. Daí a importância da testagem”.

Ao lado da promoção da testagem, Jeová destaca outro serviço existente em Praia Grande: o encaminhamento de quem porta o vírus para os serviços de referência; no caso da região, o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

“A região é a única do Brasil que possui ação civil pública irrevogável. Os portadores não precisam ingressar na Justiça para receber os medicamentos para a hepatite C. Todos os pacientes recebem os remédios”, afirma Fragoso.

Confira os endereços:

SAE e CTAP: Avenida Presidente Kennedy, 2.030, bairro Guilhermina

Usafa Forte: Rua Xixová, s/n°, bairro Canto do Forte

Usafa Melvi: Rua João Caetano, 101, bairro Melvi

Usafa Mirim: Rua Nossa Senhora da Conceição s/nº, bairro Nova Mirim

Usafa São Jorge: Avenida dos Trabalhadores, 4242, bairro Antártica

Usafa Ribeirópolis: Rua Esmeraldo Tarquino de Oliveira s/nº, bairro Ribeirópolis

Usafa Tupiry II: Rua Idelfonso Galeano, 368, bairro Tupiry

Usafa Samambaia: Avenida Araucárias s/nº, bairro Samambaia.

Usafa Vila Sônia: Rua Antônio Cândido da Silva s/nº, bairro Vila Sônia

Usafa Quietude: Rua Manoel S. S. Pereira, 29.502, bairro Quietude

Usafa Anhanguera: Rua Josefa Alves de Siqueira, 648, bairro Anhanguera

Usafa Tude Bastos: Rua Maria Luiza Lavale, 68, bairro Sítio do Campo

Usafa Guaramar: Avenida dos Trabalhadores, 1.717, bairro Glória

Usafa Real: Rua Begonias, 453, bairro Flórida

Usafa Vila Alice: Rua Renata Câmara Agondi, 46, bairro Anhanguera

Usafa Solemar: Avenida Presidente Kennedy, s/n°, bairro Solemar

Multiclínica Boqueirão: Avenida Presidente Kennedy, s/n°, bairro Boqueirão

Multiclínica Aviação: Avenida Dr° Roberto de Almeida Vinhas, s/n°, bairro Aviação

Multiclínica Ocian: Avenida dos Sindicatos, s/n°, bairro Mirim

Multiclínica Tupi: Rua Meinacós, 94, bairro Tupi

Multiclínica Caiçara: Rua São José, 696, bairro Caiçara

PIC Vila Alice: Rua Renata Agondi, 50, bairro Anhanguera

PIC Melvi: Rua Heleni Rosa, 114, bairro Melvi

PIC Vila Sônia: Rua G, s/nº, bairro Vila Sônia

ACEPG: Rua Espírito Santo, 782, bairro Boqueirão

Boqueirão Praia Shopping: Avenida Costa e Silva, 70, bairro Boqueirão

Sanurban: Rua D, 632, bairro Glória