Basquete masculino de SP leva o bi nos Abertos

Time utilizou sistema defensivo como diferencial na decisão

Por Pedro Sbravatti | 30/5/2007

São Paulo conquistou o bicampeonato do basquete masculino dos Jogos Abertos Brasileiros. Durante a final contra Santa Catarina, o sistema defensivo paulista foi o diferencial, anulando os ataques dos rivais. Resultado: 88 a 64 e mais uma medalha de ouro. A hegemonia do estado bandeirante na modalidade foi mantida com a vitória na final feminina sobre Rio de Janeiro, 82 a 59.

Acompanhando a partida, o técnico praiagrandense Oswaldo Pinheiro opinou: “Foi uma disputa de alto nível técnico. Ganhou o time que tinha um banco de reservas melhor”. Com experiência acumulada, disse ainda que “o confronto se tornou interessante porque colocou dois esquemas distintos dentro de quadra, vencendo quem privilegiou a defesa”.

A partida teve no equilíbrio sua principal característica. Nos três primeiros períodos Santa Catarina esteve à frente, mesmo com vantagem mínima no placar. São Paulo começou a mudar o quadro no último quarto. A equipe se aproveitou do cansaço dos rivais e tomou o controle do marcador.

Nos momentos decisivos, os arremessos de três pontos dos paulistas fizeram a diferença. Desta forma, uma vantagem considerável foi aberta e determinante para a conquista.

Feminino – O time de basquete feminino de São Paulo não tomou conhecimento do Rio de Janeiro na final dos Abertos, vencendo por 82 a 59. Durante toda partida as paulistas mantiveram a ponta no marcador sem serem ameaçadas. A vitória coroou o melhor time de todas as fases da competição. As meninas ultrapassaram a marca dos 100 pontos em duas oportunidades.

A tabela dos Jogos Abertos Brasileiros, com todas as informações e fotos referentes aos cinco dias de disputas, podem ser conferidas no site www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias.