Sábado tem mutirão de limpeza na Vila Sônia e Antártica

Projeto Arrumando a Casa recolhe objetos velhos e sem utilidade

Por João Carlos Miranda | 18/6/2007

Foto Indisponivel

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza esta semana palestras em escolas dos bairros Vila Sônia e Antártica, onde, no próximo sábado (23), ocorre o segundo mutirão do projeto Arrumando a Casa. ”Trata-se de um mutirão de limpeza e de conscientização da comunidade para que destine corretamente objetos velhos ou sem utilidade”, informou o secretário de Serviços Urbanos, Sérgio Bonito, que coordena a execução do projeto.

Nas palestras, técnicos da secretaria explicam como a comunidade pode colaborar para manter limpo seu bairro e como funciona o mutirão. As reuniões ocorrem nesta segunda-feira (18), na Escola Municipal Idílio Perticaratti, Rua Hélio da Costa Milani, s/nº, às 14 horas; terça-feira (19), às 17 horas, na Escola de Período Integral Maria Nilza da Silva Romão, Rua do Maçom, s/nº, com participação de pais unidade Newton de Almeida Castro; quinta-feira (21), às 16h30, na Escola Municipal Antonio Perez Ferreira, Rua João Roberto Correia, s/n, com participarão de pais da unidade Idalina da Conceição Pereira; e sexta-feira (22), às 17h30, na Escola Municipal Thereza Magri, Rua Leonora Martins, s/nº.

Durante os encontros, os participantes recebem panfletos e ímãs de geladeira com o número do serviço de recolhimento de objetos: 0800-102027. No dia agendado, tudo o que estiver velho, quebrado ou encostado, como móveis, eletrodomésticos e entulho, deve ser colocado na calçada para recolhimento.

“Pedimos aos moradores que retirem o que está naquele cantinho, sem saber que destino dar”, disse o secretário. “É preciso conscientizar a população que esses materiais prejudicam a própria comunidade. O principal é mostrar que, quando são jogados em calçadas e terrenos, tornam-se lixo, dão péssimo aspecto e abrigam ratos e insetos. Nos canais, por mais absurdo que pareça, muitas vezes encontramos geladeiras, fogões, sofás e muitos outros objetos obstruindo a passagem da água, o que causa alagamentos”.

Segundo o secretário, trata-se de uma questão social e econômica. “Basta contabilizar o gasto da Prefeitura com a remoção de objetos e materiais jogados em calçadas, terrenos e canais: R$ 200 mil mensais”.

Outra ação será a divulgação do telefone de serviços da Sesurb. “Queremos que a população conheça e use mais o 0800-102027. A população tem esse número disponível para solicitar serviços”, ressaltou o secretário.

Sábado (23), a Sesurb contará com cerca de 100 funcionários e 30 veículos, entre caminhões e retroescavadeiras, para os serviços de limpeza e varrição, aplicando ainda mata-mato. A ação poderá se tornar permanente, dependendo do resultado do trabalho. “Se a população aderir, repetiremos anualmente o serviço”, informou o secretário.

Balanço – O primeiro mutirão do projeto ocorreu sábado passado (16), nos bairros Sítio do Campo e Glória. No total, foram arrecadados 153.730 quilos de material, composto de : restos de poda de árvores, madeira velha, sofá, pia de banheiro, cama de solteiro, cama de casal, porta de madeira, bi-cama, bicicleta, tábua de passar roupa, armário de cozinha, armário de banheiro, cadeira, vitrô, portão, mesa, berço, vaso sanitário, pneu, televisão, colchão de casal, colchão de solteiro e tanque.
Pneus e sofás velhos foram os objetos descartados em maior número. A operação envolveu o uso de 30 caminhões ( tipos Toco, Truncado, Rapa-treco e Munck). Um total de 100 funcionários participou do projeto, no qual foram efetuadas 229 viagens de caminhão, dos bairros até o local de transbordo de lixo (antigo aterro sanitário do Jardim Glória).
O material que estiver em condições de uso será doado para a Coopervida – entidade formada por ex-catadores de lixo.