Polícia Federal conhece monitoramento por câmeras de PG

Sistema similar será implantado no Terminal da Concais em Santos

Por Pedro Sbravatti | 20/7/2007

A Polícia Federal instalará, no Terminal Marítimo de Passageiros da Concais, em Santos, sistema de monitoramento semelhante ao de Praia Grande. O agente classe especial da PF, Alexandre de Almeida, visitou na manhã de ontem (19), a central do Município para conhecer detalhes do sistema.

Ao lado do subsecretário para Assuntos de Segurança, coronel José Marques Trovão Neto, Almeida conheceu o espaço considerado referência nacional em estrutura para garantir a segurança pública. O sistema servirá como exemplo para a instituição, que realizará a partir deste ano serviço semelhante no terminal marítimo.

“Praia Grande está de parabéns pelo trabalho desenvolvido com o vídeo-monitoramento. Saio daqui com referências positivas do serviço prestado”, destacou o agente. “Tenho certeza que o munícipe é o maior beneficiado. Moro na Cidade há 30 anos e acompanhei de perto o processo de transformação”.

A intenção da Polícia Federal é monitorar as instalações internas e externas do Terminal. Durante o encontro foram transmitidas pelo coronel especificações técnicas e detalhes da parte estrutural do serviço. Em um segundo momento, os guardas civis municipais - que fazem o monitoramento diário da Cidade, visitarão o Concais para prestarem consultoria e auxiliarem na montagem do sistema.

Almeida confirmou que ainda não conhecia pessoalmente a Central. Ficou maravilhado com o que viu, além da eficiência no funcionamento. “Vim atrás de informações. Encontrei um sistema eficaz e que auxilia nas ações das polícias militar e civil. Vamos receber dicas de onde instalar as câmeras e como operá-las”, contou.

O subsecretário praiagrandense aproveitou a oportunidade e ressaltou que o programa atraiu a atenção de autoridades de países da América Latina. Recentemente, após receber representantes da Argentina, Praia Grande recepcionou uma delegação da Bolívia, formada por oito membros dos departamentos de Cochabamba e Tarija.

“As ações eficazes da Prefeitura obrigaram os criminosos a migrarem para áreas ainda não monitoradas. Mas, com as novas câmeras, mais casos serão flagrados pela central de monitoramento”, analisou Trovão. Um total de 36 guardas municipais participam de revezamento de turnos para monitorarem as imagens.

Evolução - Das 110 novas câmeras que estão sendo instaladas, 16 são do tipo “domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância. O monitoramento será estendido pelos 22,5 quilômetros de praia, cobrindo do Canto do Forte até Solemar, na divisa com Mongaguá. Também receberão equipamentos outros centros comerciais e pontos estratégicos definidos em conjunto com as polícias civil e militar, como as principais rotas de fuga.

Desde a instalação das câmeras, em 2002, houve queda de 36% no índice de criminalidade e de mais de 90% nos atos de vandalismo em escolas e repartições públicas. Nos últimos cinco anos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou queda de quase 70% no índice de homicídios em Praia Grande: de 143 em 2002 para 43 em 2006.

Estatísticas – Nos três primeiros meses deste ano, a Central de Monitoramento registrou 571 ocorrências, com destaque para 20 flagrantes, detenção de 39 indivíduos e apreensão de duas armas, além do encaminhamento de 11 menores. Em 2006, foram 1.657 ocorrências monitoradas pela Guarda Civil Municipal, sendo 93 flagrantes, 130 indivíduos presos, 19 menores encaminhados às delegacias e 15 armas apreendidas. Em 2005, das 1.843 ocorrências, 134 foram flagrantes, 180 indivíduos presos, 38 menores encaminhados e 23 armas apreendidas.

Concais - A movimentação de passageiros para embarque, desembarque e trânsito no cais santista ocorre via Terminal do Concais. A privilegiada localização do terminal no Porto de Santos possibilita o fácil e rápido deslocamento de passageiros e tripulantes aos aeroportos internacionais de Congonhas e de Cumbica.

A concessão de uso do terminal pelo Concais tem validade de 20 anos, período prorrogável por mais 20. A empresa está sempre focada no estímulo e expansão do turismo de cruzeiros marítimos no Porto de Santos.

Com área total de 34.500 metros quadrados, o Terminal está preparado para receber mais de 22 mil turistas por dia (capacidade da temporada de 2006/2007). Já passaram pelo Concais mais de 1,2 milhão de passageiros desde 1998, incluindo embarque, desembarque e trânsito.