PG terá rede social em busca de geração de renda

Encontros reúnem representantes de ongs

Por Ana Flávia Scarelli | 3/8/2007

Praia Grande se prepara para formar uma rede social para oportunizar a geração de renda. A ação, que deverá mudar a realidade de centenas de famílias do Município através da capacitação para o mercado de trabalho, começou esta semana, no encontro organizado pela Secretaria de Relações Empresariais com cerca de 50 organizações não-governamentais do Município.

No 1º Fórum de Discussão sobre Oportunidades de Geração de Renda para Famílias sem Acesso ao Mercado de Trabalho no Município de Praia Grande, nome oficial da ação, os representantes ouviram do consultor de relações empresariais, Eduardo Custódio de Oliveira, o cenário do mercado na Cidade, suas principais dificuldades, os resultados e ações necessárias para a mudança.

Segundo o consultor do terceiro setor, a previsão é de que até o próximo ano as famílias estejam ganhando dinheiro através da captação de recursos. “Vamos estruturar projetos de geração de renda. Nosso maior desafio será estruturar uma unicidade com todas as ongs. São estas organizações que sabem o que a comunidade precisa. Será um trabalho em conjunto, que deverá mudar a realidade social”.

Para Eduardo Oliveira, o principal combustível para o trabalho dar certo é a boa vontade. “Vamos fortalecer os projetos de cada ong. Eles serão um dos poderes. A sociedade civil organizada, o terceiro setor, não pode ficar na dependência dos poderes públicos e privados, mas atuar em parceria com eles”, afirmou.

Ao apresentar o consultor aos representantes, o secretário de Relações Empresariais, André Ursini, frisou que o poder público está investindo e atraindo grandes investimentos para a Cidade, como o Parque da Mônica e o aeroporto. “Vamos trabalhar com indústrias e serviços em Praia Grande. Precisamos ter mão-de-obra qualificada para que no momento oportuno possamos oferecer esses recursos às empresas que aqui se instalarem”.

A princípio, os encontros devem ocorrer a cada 15 dias. O próximo está marcado para o próximo dia 15, às 19h30, em local a ser definido. Mais informações sobre a ação na Secretaria de Relações Empresariais, pelo telefone 3496-2209.