Aprenda a fazer doce cristalizado

São 25 vagas gratuitas

Por Ana Flávia Scarelli | 6/8/2007

Laranja, mamão, abóbora, figo, caju... são inúmeras as frutas que podem ser transformadas em doces cristalizados. Nesta quinta-feira (9), na Cozinha Experimental da Escola de Trabalho Elvira Fernandes de Lima, será possível aprender os segredos da técnica para a produção desses doces. A aula, gratuita, com o culinarista Vicente Micherino, ocorre a partir das 14 horas. São 25 vagas.

Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria de Promoção Social (Sepros), na Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, Bairro Boqueirão. Outras informações pelo telefone 3473-3343, ramal 247.

Doces – A cristalização das frutas é uma das tecnologias mais antigas para sua preservação. O método se dá através do aumento da concentração de sólidos nos frutos, pela mistura de água e açúcares, como sacarose e glicose, através do processo de osmose.

Entre os processos de fabricação do doce cristalizado estão a fermentação (para favorecer o açucaramento), salmoura (para preservação das frutas a serem cristalizadas), preparação do xarope, açucaramento, secagem (para acabamento), cristalização e glaceamento.