Corredores da meia-maratona devem retirar kits

4ª edição acontece domingo (dia26)

Por Pedro Sbravatti | 21/8/2007

Os 1.800 inscritos na 4ª edição da Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande, que acontece no domingo (26), devem retirar os kits de participação na quinta (23) e na sexta-feira (24), das 10 às 16 horas, no posto de A Tribuna em Santos (Rua Itororó, 27, Centro). No sábado (25), não haverá distribuição de kits.

No domingo, dia 26, data da corrida, os competidores mais atrasados terão nova chance. Nas proximidades da área da largada, na frente do Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim), das 6h30 às 8 horas, também serão entregues os kits. A organização do evento informa que os corredores devem comparecer aos locais determinados munidos do comprovante de inscrição.

A largada da categoria elite masculina está marcada para as 9 horas. A prova, com total de 21.097 metros, deve reunir grandes estrelas do atletismo nacional e internacional, como o campeão pan-americano Frank Caldera. Quem não estiver bem preparado fisicamente participa como caminhante percorrendo distância de 5 quilômetros.

A organização da competição confirmou que distribuirá premiação recorde de R$ 35 mil, sendo R$ 3,7 mil para os campeões das categorias masculina e feminina. Ainda estarão em disputa as categorias 16 e 17 anos, 18 e 19, 20 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64 e 65 a 69, no masculino e feminino. Há ainda a categoria acima dos 70 anos para mulheres e 70 a 74, 75 a 79 e acima dos 80 anos para os homens. Também competirão corredores nas categorias militar, cadeirante e deficiente físico e visual.

Animado com a realização de mais uma disputa esportiva de grande porte na Cidade, o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza, ressaltou que o sucesso está intimamente ligado ao envolvimento do munícipe no evento. “Cada vez mais estamos oferecendo opções para nosso morador. Desta forma desenvolvemos também o turismo com a promoção desses eventos”.

Percurso – Além da largada, a chegada também será em frente ao Paço Municipal. Seguindo o planejamento das edições passadas, grande parte do percurso será pela orla marítima, utilizando a Avenida Presidente Castelo Branco, em direção ao Bairro Solemar (divisa com Mongaguá). Com duas grandes retas de 10 quilômetros cada uma, quatro curvas, além de superfície plana, o traçado é apontado pelos fundistas como um dos grandes desafios do calendário nacional.

Atração - A música romântica, no ritmo do pagode do grupo Refla, vai garantir a animação dos participantes da meia-maratona. Também serão realizados shows de lambaeróbica e sorteio de brindes. Todas as atrações vão se apresentar ao final da corrida na carreta-palco da Caravana da TRI.

Grupo – O Refla, que se apresenta após a premiação, é formado por quatro músicos: Rikardinho (vocal e percussão); Marcinho (cavaquinho e violão); Mito (vocal e banjo) e Nenê (violão e vocal). Com influências musicais variando de axé a black music, o grupo faz samba e pagode sempre com letras românticas.

Na meia-maratona, o Refla apresenta canções de seu terceiro CD (“Agora é pra Valer”). A música de trabalho - “É Sempre Assim” - de Pedro Henrick, já é sucesso principalmente entre o público jovem.

Confira a lista de todos os vencedores da corrida:

2004 - Frank Caldera - 1h02m29 e Ednalva Laureano - 1h14m11

2005 - Geovane de Jesus Santos - 1h06m10 e Sirlene de Pinho - 1h18m15.

2006 - Mathew Cheboi (Quênia) - 1h05m37 e Márcia Narloch – 1h17m18

Anfitriã - Em 2007, Praia Grande já sediou grandes competições. A primeira delas foi a 8ª edição do Mundialito de Karatê, em abril. Mais de 600 atletas de 6 países estiveram na Cidade. Na seqüência, em maio, foi a vez dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), com a participação de 2.500 competidores de 9 estados do País.

Mas o melhor ainda está por vir. Após a meia-maratona, de 15 a 28 de outubro ocorre no Município a 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Com cerca de 15 mil atletas, é considerado o segundo mais importante evento esportivo da América Latina, atrás apenas do Pan-Americano.

Apoio - A Meia-Maratona de Praia Grande tem o patrocínio da Prefeitura e da Unilus; co-patrocínio da empresa Osan; apoio do Banco Real; colaboração de FMA Noticias e supervisão da Federação Paulista de Atletismo. A organização e realização são do Sistema A Tribuna de Comunicação.