Praia Grande ganha kartódromo dia 9

Inauguração ocorre durante Torneio da Independência

Por Pedro Sbravatti | 31/8/2007

Praia Grande ganha no dia 9 de setembro (domingo) um kartódromo com capacidade para receber eventos nacionais e internacionais. A pista (na reta dos boxes) será palco do desfile cívico-militar da Semana da Pátria na próxima quinta-feira (6), e abrigará, nos três dias seguintes, o Torneio da Independência, com a participação de mais de 100 pilotos em cinco categorias. A entrega da obra está marcada para pouco antes da prova principal do evento, às 9 horas.

O circuito de 1.150 metros é uma das grandes atrações do futuro Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo. A pista receberá homologação oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, ligada a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Com aproximadamente 36 mil metros quadrados, o local servirá também como palco para a realização de eventos de outras áreas, além da esportiva. “Reunirá condições para a prática de atividades há anos sonhadas pela população. Será um pólo único na região”, anunciou o prefeito Alberto Mourão.

Ele destacou ainda que o kartódromo auxiliará no crescimento do turismo desportivo no Município. “Com a pista disponível para treinos e provas oficiais, a Cidade receberá novos visitantes. São famílias que acompanham os pilotos e mecânicos. Nossa economia ganha com esta iniciativa”, analisou.

O circuito tem característica ímpar. O percurso pode ser alterado no formato oval, com total de 800 metros. Com inversão de mão, ainda tem condições de oferecer mais dois traçados. Caberá ao parceiro privado a construção de 50 boxes e salas individuais de apoio e de imprensa, área administrativa e sanitários.

Entre os pilotos que residem na Cidade e Região sobram elogios para o espaço. Os corredores afirmam que a iniciativa deve auxiliar na evolução da modalidade. “É um sonho que virou realidade”, comemorou o piloto Fernando Lindstron. “Todas as diretrizes da pista foram traçadas em reuniões dos técnicos da Prefeitura com pilotos e representantes da confederação. Esse fato nos deixa motivados para o futuro”.

Lindstron destacou o traçado da pista praiagrandense. “Este circuito oferece vários pontos de ultrapassagem. A característica de alta velocidade proporcionará corridas com grandes emoções. Outra novidade diz respeito às possibilidades de provas, com quatro opções de percurso”.

Recentemente, o presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, Rubens Antonio Carpinelli, visitou a obra e também se rendeu ao projeto praiagrandense. “Assisti à prova das 500 milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. Paralelamente à corrida, várias atividades são promovidas nas imediações do autódromo. Praia Grande também tem essa condição”.

Pólo - Além da área destinada ao kart, o pólo terá ainda pista de atletismo, também em obras, bosque com árvores nativas e atrações para pessoas das mais diversas faixas etárias, como pista de aeromodelismo, aparelhos de ginástica e mesas para jogos, entre outros equipamentos.

Segundo o prefeito, atendidas as demandas urgentes da Cidade na área de infra-estrutura, a Administração agora pode se dedicar mais atentamente a projetos nas áreas de esportes, cultura e lazer. Na obra, com conclusão total prevista para 2008, o Município investirá cerca de R$ 4 milhões.

O complexo esportivo e cultural ocupará área de 89 mil metros quadrados. A gleba foi dividida em quatro módulos, cada um com uma atração considerada “carro-chefe”, mas com outros equipamentos. A divisão da gleba ficou assim: Módulo 1: pista de atletismo; Módulo 2: kartódromo/sambódromo; Módulo 3: área de aeromodelismo; e Módulo 4: bosque.

Responsável pela execução, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), já está instalando 2 mil metros de alambrado. Segundo o secretário Sérgio Bonito, poucos municípios brasileiros têm área de lazer e esportiva como a que está sendo construída em Praia Grande. “Creio que a população já está vendo o tamanho do projeto e a que se destina. Nunca antes se investiu em um equipamento como este no Município. Com certeza será uma referência para a região”.