Torneio da Independência reúne grandes nomes do kart

Prova ocorre de sexta-feira a domingo, com a participação de mais de 100 pilotos

Por Pedro Sbravatti | 6/9/2007

A 1ª edição do Torneio da Independência promete ficar gravada na memória do público que comparecer ao Kartódromo de Praia Grande neste final de semana. A expectativa tem motivo: a participação de grandes nomes no âmbito regional e estadual da modalidade. A competição servirá como teste para o complexo. De acordo com o prefeito Alberto Mourão, a inauguração oficial deve ocorrer em janeiro, como uma das atrações da programação do 41º aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade.

O evento contará com a participação de mais de 100 pilotos divididos em 7 categorias - RD 135 Sênior, Parilla Sênior, Sport 400, Cadete, RD 135 Graduados, Parilla Graduados e Força 400. As atividades têm início já na sexta-feira (7), com os treinos livres às 8 horas. No sábado (8), às 14 horas, ocorrem os treinos oficiais para definição das posições do grid de largada. A realização das provas de todas categorias está marcada para domingo (9), a partir das 10 horas. O circuito fica no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. A entrada é gratuita.

A pista de 1.150 metros é uma das grandes atrações do futuro Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde. Além do circuito, o pólo terá pista de atletismo (em obras), bosque com árvores nativas e atrações para pessoas das mais diversas faixas etárias, como pista de aeromodelismo, aparelhos de ginástica e mesas para jogos, entre outros equipamentos.

“A torcida assistirá nos treinos e provas a pilotos com excelente qualidade técnica. Teremos os principais nomes da região em Praia Grande”, declarou o vice-presidente da Associação Praiagrandense de Pilotos de Kart, Fernando Campelo. “Corredores que participam do Campeonato Paulista e também do Brasileiro estarão no Município”.

Das sete categorias, com corridas de 25 minutos de duração, uma em especial chama a atenção: a RD 135, denominação dada ao tipo de motor. Nesta prova estarão pilotos como Mauro Navarro, campeão da última corrida em Itanhaém, e Luís Fernando Lindstron, destaque nos últimos compromissos. “Trata-se de uma das provas com maior equilíbrio. A torcida só tem a ganhar com essa competitividade”, analisou Campelo. Na categoria Parilla Sênior, chama atenção também a presença de Maurício Destaque, que vem conquistando resultados positivos na região.

Curiosamente Campelo realizará jornada dupla no final de semana. Para não ficar de fora da festa esportiva, apesar de todos os afazeres no auxílio à organização do evento, arrumou tempo para competir. O também piloto estará guiando na RD 135. “A corrida será equilibrada e decidida nos detalhes”, explicou.

Segundo números estimados pela Federação de Automobilismo de São Paulo, cerca de 400 pilotos de kart residem na Região Metropolitana da Baixada Santista. “A iniciativa da Prefeitura de construir a pista fará com que o esporte tenha mais adeptos”, comemorou o dirigente.

Para comportar tamanha adrenalina que será transmitida da pista para os torcedores, a organização do evento preparou estrutura com arquibancada para comportar até 2 mil pessoas por dia. A expectativa é de lotação máxima durante a estadia do circo da velocidade em solo praiagrandense. No local também estarão à disposição do público área vip e espaço para os portadores de necessidades especiais.

Surpresas – Os organizadores prepararam surpresas para pilotos e torcedores. Serão distribuídos cerca de R$ 7 mil em prêmios, com a realização de sorteios no intervalo de cada prova. Durante as paralisações também ocorrem shows de motos com manobras para animar o público.

Circuito - O circuito de 1.150 metros tem aproximadamente 36 mil metros quadrados de área total. O equipamento será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo – órgão ligado à FIA, Federação Internacional de Automobilismo - e servirá também para a realização de eventos de outras áreas, além da esportiva.

A pista tem característica ímpar. O percurso pode ser alterado no formato oval, com o total de 800 metros. Com inversão de mão, ainda tem condições de oferecer mais dois traçados. Caberá ao parceiro privado a construção de 50 boxes e salas individuais para apoio, área administrativa, de imprensa e sanitários.

Confira a programação:

Sexta-feira (7)

8 horas - Treinos livres

Sábado (8)

14 horas – Treinos oficiais e a definição do grid de largada

Domingo (9)

10 horas – Prova de abertura categoria RD 135 Sênior
10h30 – Entrega da premiação
10h40 – Show de moto e sorteio
11 horas – Prova da categoria Parilla Sênior
11h30 – Premiação e sorteio
11h40 - Show e sorteio
12 horas – Apresentação categoria Cadete
12h30 – Almoço
14 horas – Prova da categoria Sport 400
14h30 Premiação e sorteio
15 horas – Prova da categoria RD 135 Graduados
15h30 Premiação e sorteio
16 horas – Prova da categoria Parilla Graduados
16h30 – Premiação e sorteio
17 horas – Prova da categoria Força Livre
17h30 – Premiação, sorteio e encerramento do evento