Basquete quer encerrar primeiro turno com vitória

Equipe enfrenta Mauá, nesta sexta-feira (28), às 20 horas, na casa do rival

Por Pedro Sbravatti | 26/9/2007

Permanecer entre os líderes do grupo B do Campeonato Paulista da Série A-2. Conquistar a segunda vitória seguida na competição, feito ainda não realizado neste ano. Terminar o primeiro turno da fase inicial com mais um triunfo. Esses são os objetivos do time masculino de basquete da Associação Atlética Praia Grande (AAPG/LSB/Farmácia Silvestre) que enfrenta Mauá nesta sexta-feira (28), às 20 horas, na casa do adversário.

O técnico praiagrandense, Osvaldo Pinheiro, já adiantou que para montar a equipe terá problemas mais uma vez. “A modalidade está evoluindo na Cidade. Contamos com estrutura para treinamento e competições, mas ainda somos um time amador. Nossos atletas têm outros compromissos profissionais e, por isso, jogaremos desfalcados”.

Uma vitória mantém a AAPG entre os primeiros colocados da chave rumo à classificação para os playoffs. Um tropeço acenderá o sinal amarelo no término do primeiro turno. “O resultado positivo nos dará maior tranqüilidade para que possamos trabalhar no segundo”, comentou o treinador.

Após reverter vantagem de 14 pontos a favor de Itu na última rodada e vencer pelo placar de 71 a 61, Pinheiro afirmou que os jogadores estão ainda mais motivados para a seqüência do Paulista. Com três vitórias em seis jogos, o time demonstra mais entrosamento a cada placar positivo. “Já evoluímos, mas ainda temos caminho a percorrer”.

O regulamento para esta temporada não teve alterações. A primeira fase acontece em turno e returno, com os times se enfrentando dentro de seus grupos. Os quatro melhores de cada chave vão para os playoffs decisivos. Até a final, os confrontos diretos serão jogados em melhor de três partidas. Os primeiros colocados do Paulista garantem vaga na elite estadual da modalidade, a Série A-1.

Contusão - A nota triste ficou por conta do armador Vinícius Vieira. O atleta, no embate contra Itu, em choque involuntário com adversário, deslocou o ombro e desfalca o time nos próximos compromissos. Sua participação nos Jogos Abertos do Interior não está confirmada. Tudo depende de quanto tempo levará sua recuperação.

Apesar da pouca idade, 23 anos, Vinícius, de 1,92 metros de altura, tem experiência de sobra no mundo do basquete. O jogador vem de duas excelentes temporadas na liga espanhola, onde defendia o Torri Vieja. Um problema familiar o fez regressar ao País de origem. “Trata-se de uma peça importante”, lamentou o técnico.

Parceria – Uma das novidades do basquete da Cidade é a parceria com a Academia Estação Saúde. O espaço pertence ao campeão olímpico, mundial e pan-americano de vôlei com a seleção brasileira, o meio-de-rede Rodrigão. Localizada no Litoral Plaza Shopping, a academia está sendo utilizada na preparação física do elenco praiagrandense.

Desde agosto último, o basquete da AAPG conta com mais um apoiador. Trata-se da Churrascaria Grill 2003, que auxiliará na alimentação dos atletas. “Estamos felizes por contar com um empreendimento respeitado na Cidade”, festejou o treinador.

Apoio - Além da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) apóiam a equipe as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta; Farmácia de Manipulação Silvestre; Casa do Encanador; Academia O2; Faculdades do Litoral Sul (Fals); Restaurante Pizzaria Di Plaza; Roca Cestas Básicas; Supermercado Marfran; Padaria Nova Charm; DNA – Alumínios e Vidros; Casa das Bombas; Luigi Veículos; Imobiliária Nova CPI; Lavanderia Londres – Santos; Microlins do Litoral Plaza; Bailon Centro Automotivo; Estação Saúde Academia; Pastilhacor; Raiatec e Construtora Martino.

O apoio à modalidade vem agregando esforços também das secretarias de Promoção Social (Sepros), Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).